Poupatempo Guarulhos começa a operar no Internacional Shopping

Funcionários e instituições parceiras do Poupatempo Guarulhos receberam o comunicado de que o programa deixará de funcionar no atual endereço, na rua José Campanella, Macedo, a partir do dia 10 de agosto, quando a unidade será fechada para que a transferência para o Internacional Shopping Guarulhos seja efetivada. O Poupatempo passará a atender na área de serviços do empreendimento, próximo ao Extra, a partir do dia 14 de agosto. Nos três dias, não haverá atendimento local.

Segundo informações levantadas pelo Click Guarulhos, a unidade será uma das mais modernas e não afetará o número de serviços diários, além de ser isenta do aluguel. Atualmente, o Poupatempo Guarulhos presta 8 mil serviços, sendo que 10 mil pessoas passam pelo local.

Um dos principais motivos para a mudança é por questões econômicas, uma vez que com as tecnologias atuais disponíveis – como o aplicativo SP Serviços e os totens de autoatendimento – o atual prédio tem uma área muito maior do que o necessário, além dos custos com manutenção do espaço e aluguel serem altos. Somente com valores de locação, o Estado poupará cerca de R$ 850 mil anualmente.

O novo endereço fica a 3,5 quilômetros de distância do atual. A localização será acessível por cerca de 40 linhas de ônibus municipais e intermunicipais. Segundo a própria instituição, o espaço apresenta vantagem em termos de segurança, climatização e serviços e passará a funcionar de forma integrada com o Detran, que fará vistorias de veículos em uma área no estacionamento.

Nos primeiros dias de mudança, haverá plantão para dar informações ao cidadão desavisado. A unidade de Guarulhos é a terceira mais procurada do programa de serviços ao cidadão do Governo de São Paulo.

15 anos de Poupatempo Guarulhos

O Poupatempo Guarulhos já realizou mais de 29 milhões de atendimentos na cidade. Inaugurado em setembro de 2002, o posto foi a 8ª unidade a ser inaugurada pelo Governo do Estado de São Paulo, e a 1ª na região. Por mês, cerca de 180 mil serviços são prestados aos cidadãos.

Entre os órgãos com maior procura estão o Detran.SP, com 4,9 milhões de atendimentos, como licenciamento de veículos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH); a Secretaria do Trabalho, para seguro-desemprego e Carteira de Trabalho (CTPS), com 3,5 milhões de solicitações; e o Instituto de Identificação (IIRGD), responsável pela Carteira de Identidade e Atestado de Antecedentes Criminais, com 3,1 milhões de documentos emitidos.

A unidade conta também com posto do AcessaSP, Secretaria da Fazenda, Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, correspondente bancário, para pagamento de taxas, entre outros.

Outra opções de contato com o Poupatempo

Para marcar dia e horário, o Poupatempo oferece diferentes canais de informações à população. Confira abaixo:

  • Portal na internetwww.poupatempo.sp.gov.br;
  • Aplicativo no celular: SP Serviços, nos sistemas iOS e Android;
  • Disque Poupatempo0800 772 3633 – para telefones fixos – ou 0 operadora 11 2930 3650 – para ligações de celulares;
  • Poupinha, o assistente virtual do Poupatempo: o Poupinha está disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela) e também no Messenger, do Facebook, no seguinte link: www.messenger.com/t/PoupinhaSP.