Por Val Oliveira

No dia 22 de setembro, às 11h21, teve início a Primavera, estação do ano marcada por temperaturas amenas e pelo desabrochar das flores. Para dar as boas-vindas à Primavera e deixar a vida mais leve e colorida, dedicamos as próximas páginas a elas: as flores. A seguir, veremos como as flores podem dar personalidade à decoração e ao paisagismo, bem como vamos passear pela 35ª Expoflora, em Holambra, a 36ª Festa das Flores e Morangos de Atibaia e pelo Orquidário Municipal de Guarulhos. Além disso, vamos ver obras e artistas que se inspiraram nas flores e os flagrantes de belos exemplares que disputam espaço com carros, pedestres e o cinza do concreto armado, pelas ruas da cidade.

Decoração

As flores de cores diversas com arranjos florais e vasos harmonizam, dão estilo, sofisticação, personalidade e requinte à decoração dos ambientes. E, com a chegada da Primavera, o início da floração embeleza e dá ainda mais charme aos cantinhos verdes, sejam eles em vasos ou jardins. De acordo com Claudia Shimasaki, arquiteta e urbanista, poucas espécies vivem bem em ambientes internos, devido à baixa incidência solar, sendo as que preferem meia-sombra ideais para jardins internos ou para serem cultivadas em vasos. Mas, mesmo assim, cuidados com a ventilação, exposição ao Sol e a rega periódica são indispensáveis. “Permita que recebam luz natural, colocando-as próximas às janelas e portas de vidro. Coloque água na terra e borrife nas folhas pelo menos uma vez por semana”, diz.
Veja ao lado as indicações de Claudia de plantas que florescem na Primavera e que se adaptam bem em ambientes internos.

lirio-da-pazLírio da paz

O florescimento ocorre duas vezes ao ano. É indicada para jardim sombreado, mas com bastante claridade. Também é utilizada em vasos.

downloadBegônia

Deve ser cultivada em ambientes bem iluminados, porém deve-se evitar o excesso da luz do Sol, da friagem e do vento.

maxresdefaultBromélia

O local ideal para cultivo é onde receba apenas iluminação indireta, pois o Sol queima as folhas.
É necessário limpar o centro para evitar acúmulo de água e proliferação de mosquitos.

orquideas-flores-ms-19Orquídeas

Podem ser cultivadas em jardins verticais ou em vasos. São sensíveis ao excesso de vento e luminosidade, porém a umidade é muito importante.

violetas-na-decoracaoVioleta

Embora seja comercializada em vaso plástico, o ideal é que seja transplantada para vaso de barro, que absorve o excesso de água e permite que as raízes da planta “respirem” adequadamente. Não sobrevive ao excesso de umidade e deve ser mantida à meia sombra. O contato direto com o Sol pode queimar as folhas, porém necessitam de claridade e ventilação.

Arranjos florais

As flores naturais podem ser utilizadas na decoração em floreiras, vasos, jardins verticais, arranjos e usadas em todos os cômodos da casa. “Não existe regra; o que vale, acima de tudo, é a criatividade, podendo escolher um tipo de flor que represente seu gosto pessoal e combine com sua decoração. As flores do campo são uma mistura de espécies, que, geralmente, reúnem margaridas, calábrias, macarrão, entre outros e combinam principalmente com uma decoração mais rústica. As orquídeas são delicadas e transmitem a sensação de sofisticação e ficam bem interessantes em ambientes mais elegantes. O lírio branco representa paz e calma, traz tranquilidade e harmonia para o espaço. Um belo arranjo de flor decora e transforma qualquer aparador”, diz a arquiteta.

Paisagismo

Para a profissional, no paisagismo, na hora de escolher o que vai compor as plantas que “encorpam” o jardim, o que deve ser levado em consideração é a rusticidade e o colorido das flores, que em geral deve apresentar, no máximo, duas cores de flores. “A predominância de poucas tonalidades ajuda a prover harmonia ao jardim. Outro item importante no paisagismo é o equilíbrio das texturas e linhas entre os elementos”, explica.

Plantas para o quarto

O uso de plantas no quarto deixa o ambiente mais bonito, aconchegante, e traz mais vitalidade ao espaço. Porém, é preciso a adoção de alguns cuidados. “O perfume e o pólen podem ser prejudiciais para quem é alérgico. Escolha as que não liberam pólen. Observados esses pontos, o uso das plantas no quarto pode auxiliar na redução de vários problemas como a ansiedade e o estresse, melhorando a qualidade do sono, as funções cerebrais e o humor”, explica Claudia.
Veja ao lado as indicações de plantas e suas funções, feitas pela arquiteta e urbanista.

Jasmim
Melhora a qualidade do sono, reduz a ansiedade e irritabilidade.

Gérbera
Atua na melhora do humor e colabora para melhor respiração.

Violeta africana
As de tom lilás promovem equilíbrio e espiritualidade.

Gardênia
Alivia a ansiedade e estimula o sono.

Begônias
Não têm propriedades em relação ao sono, mas dão leveza ao ambiente.

Lavanda
Tem efeito calmante e sedativo.

Orquidário municipal

O Orquidário Público de Guarulhos completou, no domingo (18), dois anos de funcionamento. O ambiente, localizado dentro do Bosque Maia e concebido com o conceito de edificação sustentável, abriga mais de 300 espécies de orquídeas resgatadas do trecho Norte do Rodoanel. Destaque para as famílias Cattleya, Maxillaria, Gongora, Phalaenopsis, Osmoglossum, Epidendrum, Oncidium, Arundina e Vanda.

Adriana Olano, gerente do Orquidário, convida a população a conhecer o espaço e suas espécies, bem como aprender a lidar com as orquídeas. “Toda quarta-feira, temos cursos de cultivo, às 10h e às 14h. Nossos biólogos e demais funcionários ficam de plantão no projeto que chamamos de SOS Orquídea e que auxilia o cidadão no manuseio da planta. É um serviço gratuito da Prefeitura. Grupos formados, com no mínimo 30 pessoas, também conseguem, com agendamento prévio pelo telefone 2475-9879, marcar visitas monitoradas ao Orquidário, que fica aberto de terça a domingo, das 8h às 17h”, conta.

Encontro de produtores

Acontece, no terceiro fim de semana de cada mês, na Tenda Verde do Bosque Maia, o encontro com produtores de orquídeas de Guarulhos e região. A ideia é oferecer mudas de boa qualidade com preços acessíveis.

Feiras e exposições

Segundo dados dos produtores de flores de Holambra e Atibaia, para o ano de 2016, o faturamento estimado para o setor é de R$ 6,65 milhões, o que representa um crescimento entre 6% e 8%, se comparado com o ano passado. Dessa forma, produtores investem pesado para trazer novidades para as feiras e exposições de flores e plantas ornamentais.
Acontece, até domingo, 25 de setembro, a 35ª Expoflora em Holambra, e a 36ª Festa de Flores e Morangos, em Atibaia, duas cidades paulistas que são referências do setor de flores. Ambas as festas procuram exaltar seus produtos e produtores com muita alegria, boa gastronomia e, é claro, com muitas flores. Veja algumas novidades e lançamentos em flores da edição 2016.

Violetas dobradas
A violeta é de fácil cultivo em vasos pequenos, apropriadas para ambientes fechados e exige regas regulares.

Rosas Charm e Norma Jeane A Rosa Charm Avalanche (branca) e Rosa Charm Peach Avalanche (chá) apresentam  um botão padrão e de dois a quatro brotos.

Antúrio Maravilha
Flor de alta durabilidade. Conserva-se por mais de 20 dias,.Talvez por isso, seja muito usada na decoração de casas e eventos. Curiosidade: É uma das plantas listadas pela Nasa, no Nasa Clean Air Study, como removedor efetivo de poluentes do ar como a amônia, o xylene e toluene.

Heuchera
Planta perene e própria para jardins, muito resistente a vários tipos de doenças e também às variações do clima.

Calibrachoas
(minipetúnias)
Caracterizam-se pela abundância de flores, cores fortes e vibrantes, boa tolerância ao calor e maior resistência às doenças.

Antúrio Princess Amalia Elegance
Flores compactas e duráveis. A planta pode variar de 50 a 60 cm de altura. Curiosidade: As verdadeiras flores do antúrio são os pontinhos amarelos que brotam na espiga, não a parte colorida que normalmente é chamada de flor.

Rosa Pink Martini
Delicada, de tom róseo, botões firmes, grande abertura, hastes longas, praticamente, sem espinhos e boa longevidade.

Sweet Pink- kalanchoe
de corte
Sua principal característica é a resistência ao hormônio do envelhecimento (etileno),
o que faz com que dure de quatro a cinco semanas em um vaso apenas com água.

Flor de Lótus
Até então importada, agora tem produção no Brasil. É uma espécie de flor aquática com raízes fundadas na lama e ao lodo de lagos. Curiosidade: Ao anoitecer, as pétalas se fecham; e se abrem novamente pela manhã. Até mesmo as cultivadas em vasos repetem este movimento.

Rosa spray Luviana
Apresenta inusitada cor verde clara e cachos grandes com mais de 15 botões por haste. Tem alta durabilidade.

Crisântemos Virgínia Maior, mais vigoroso e branco que os convencionais. O vaso em cerâmica ajuda a preservar a umidade, a temperatura, aumentando a durabilidade
e o vigor da planta.

Bromélia – Tillantsia Cyanea Summer
Planta altamente resistente, com floração durável de 2 a 3 meses.

Orquídea Baby
Planta de tamanho compacto, com diversidade de cores.

A flor e a arte
A natureza sempre é grande fonte de inspiração, em especial as flores. Na sensibilidade dos artistas, transformam-se em inebriantes obras de arte. Listamos alguns filmes e canções, de diversos estilos, que tiveram as flores como “musa” inspiradora. Em algumas histórias, elas aparecem como metáforas, mas o sentido é um só: dar ao assunto a leveza, beleza e o “perfume” das flores.

Músicas:

Flor-de-lis – Djavan
Flor de liz – Natiruts
Flores – Titãs
Flores em vida – Zezé di Camargo e Luciano
Flores – Marjorie Estiano
Flores em você – Ira
Pra não dizer que não falei de flores – Geraldo Vandré
Réquiem para uma flor – Raul Seixas
A flor e o beija-flor – Henrique e Juliano/
Participação Marília Mendonça
Flor do cafezal – Inezita Barroso
Primavera – Tim Maia
A rosa – Moacyr Franco

Filmes:

Flores raras;
Flores de aço;
Flor do deserto;
Ilha das flores;
Flores da liberdade;
Flores do Oriente;
O nome da Rosa.

A cidade em flor

Para finalizar, “flagrantes” de flores e sua extrema beleza, em meio ao cinza do concreto, espalhados por algumas ruas da cidade:

Claudia Shima – Arquitetura e Interiores
Rua Cel. Irineu de castro, 43, sl. 1.204,
Jd. Anália Franco
2626-7104 / 97498-5982
www.arquitetaclaudiashima.com.br

35ª Expoflora – Holambra/SP
Até 25/9 – de sexta a domingo, das 9h às 19h.
www.expoflora.com.br

36ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia
Até 25/09 – de sexta a domingo, das 9h às 18h.
www.floresemorangos.com.br