Está em curso na Secretaria do Trabalho a preparação para a terceira edição da Premiação com o Selo Empresa Parceira da Formação Profissional. O prazo para inscrição, que terminaria em 31 de maio, foi prorrogado para 15 de junho. Os prêmios serão entregues no dia 18 de julho, a partir das 18h30, no Auditório Luis Roberto Mesquita, da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos.

A Comissão Julgadora é formada por representantes de diversos segmentos da cidade: Arão Ruben de Oliveira, da Comissão Municipal de Emprego de Guarulhos; Misael Viana, da Secretaria do Trabalho; Paulo Nascimento, da SDCETI; Lucia C. Bezerra, da Secretaria de Educação; Gilson Nascimento, da Câmara Municipal; Claudia Sampaio, do Conselho Municipa da Criança e do Adolescente; Paulo Ruiz, do Ciesp Guarulhos; Renato Daracdjian, diretor do Senai; Mauro Arruda, do Ministério do Trabalho.

O Selo Empresa Parceira da Formação Profissional é regido pela Lei nº 6.445/2008 e regulamentada pelo Decreto nº 27250/2010. Tem por objetivo enaltecer, reconhecer, divulgar e premiar o empenho das empresas e instituições de ensino na formação profissional de pessoas da cidade, com ênfase nos jovens, para que tenham a oportunidade de adquirir experiência e, assim, possam buscar vagas no mercado de trabalho.

Podem inscrever-se empresas dos setores da indústria, comércio ou serviços e instituições de educação profissional, sediadas no Município há pelo menos três anos. As instituições de ensino profissionalizante, com ou sem fins lucrativos, devem oferecer cursos de habilitação técnica e tecnológica e formação profissional destinados a jovens e adultos.

São considerados programas de formação e qualificação profissional: todas as ações implementadas por empresas ou organizações, cujo objeto de atuação promova o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais, contribuindo para a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho e para requalificação de trabalhadores frente às inovações tecnológicas do mundo do trabalho. Por exemplo, as empresas que atuam com os programas: Jovem Aprendiz, Projovem Urbano e Trabalhador, PNQ, Formare e outros.

Até o momento, cerca de quinze empresas e instituições inscreveram-se. Porém, a secretária do Trabalho, Telma Cardia, entende que muitas outras certamente desenvolvem programas nesse sentido e que merecem obter reconhecimento. Por esse motivo, a Comissão concluiu por estender o prazo até 15 de junho.

Para efetuar a inscrição, deve-se acessar o portal da Secretaria de Trabalho (www.guarulhos.sp.gov.br/secretarias/trabalho) e em seguida clicar na aba “Selo de Empresa Parceira”.