Prefeito de Santa Isabel vem a Guarulhos aprender como se trata esgoto

Stefane Senne/Saae de Guarulhos

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Várzea do Palácio, que entrou em operação em Guarulhos em junho de 2014, foi visitada na manhã desta segunda-feira, 16, pelo prefeito de Santa Isabel, padre Gabriel Gonzaga Bina; acompanhado de técnicos e da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário do município, arquiteta Sandra Igarasi Barbosa.

O motivo da visita foi trocar informações. No próximo ano Santa Isabel vai colocar em operação a sua primeira estação de tratamento de esgoto. “Sabemos que Guarulhos está desenvolvendo um trabalho interessante, e como essa estação é parecida com a nossa viemos fazer essa visita. Essa troca de experiências aqui dentro da Região do Alto Tietê certamente nos ajudará”, comentou o prefeito de Santa Isabel.

A comitiva de Santa Isabel conheceu as etapas de tratamento de esgoto, passando pelos processos anaeróbio e aeróbio, decantadores e tratamento final; também foram visitados o centro de controle operacional e o laboratório de análises.

Vale lembrar que Guarulhos tem três subsistemas de tratamento de esgoto em operação: São João, Bonsucesso e Várzea do Palácio, que entraram em operação, respectivamente, em 2010, 2011 e 2014.

Comentário do portal Click: Questão de fé

O prefeito de Santa Isabel, padre Gabriel Gonzaga Bina, visitou segunda-feira a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Várzea do Palácio, para troca de experiências, já que aquela cidade começará a tratar seus esgotos. Ele disse que “Guarulhos vem fazendo um trabalho interessante nesse sentido”. Guarulhos ainda trata apenas 5% dos dejetos coletados. Só com muita fé para vir aprender algo aqui.

Direito de Resposta

Sobre o texto Prefeito de Santa Isabel vem a Guarulhos aprender como se trata esgoto, publicado nesta terça-feira, dia 17, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos repudia a maneira desrespeitosa como o portal Click Guarulhos tratou a população de Santa Isabel; a autarquia municipal considera grosseira a manifestação do portal. O Saae de Guarulhos recebe com satisfação visitas de pessoas interessadas em conhecer as ações de saneamento básico, assim como também faz visitas com o propósito de avançar nas questões do saneamento. A troca de informações é essencial; afinal, “só não tem nada a aprender quem considera que já sabe tudo”.