Prefeitura inicia implantação do programa Lixo Zero na Vila Rio  

Assunto:Palestra Lixo Zero Lions Clube Local:Rua Lions Clube,108 Data:20.08.2018 Foto:Sidnei Barros/PMG

A equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Serviços Públicos iniciou nesta segunda-feira (20), a implantação do programa Lixo Zero na região da Vila Rio. Durante o dia, foram realizados três encontros na sede do Lions Clube, com a participação de representantes do clube, da UBS Vila Rio, e de professoras e direção da EPG Selma Colalilo.

 

O objetivo é formar multiplicadores junto aos órgãos públicos e aos demais interessados para disseminar conhecimento sobre separação e destinação correta de resíduos (recicláveis e orgânicos) e lixo comum, consumo responsável, bem como a aplicação de práticas sustentáveis no dia a dia, seja no ambiente doméstico ou de trabalho.

 

A substituição dos copos plásticos descartáveis por copos de vidro ou canecas será a primeira ação na UBS Vila Rio, de acordo a gerente Fabiana de Brito Bueno. “Inicialmente, queremos zerar a utilização de descartáveis pelos servidores. Os próximos passos serão implantação do descarte correto de resíduos com a aquisição de recipientes apropriados e a realização de oficinas de compostagem para aos usuários da UBS”.

 

Em menos de dois anos, a aplicação dos conceitos Lixo Zero por órgãos da administração pública, condomínios e empresas resultou na redução de cerca de 270 mil Kg de materiais enviados diariamente ao aterro sanitário de Guarulhos, no Cabuçu. “Em 2016, o aterro recebia 1,3 milhão de quilos de lixo todos os dias. Este número agora é de cerca de 1,037 milhão de quilos. Nosso objetivo é reduzir ao máximo possível este volume, através do fortalecimento da parceria entre poder público, sociedade civil e iniciativa privada para ampliarmos a conscientização e a prática da separação entre rejeitos (tudo o que pode ser reciclado e que não deve ser enviado ao aterro) e o lixo comum”, explica Celi Pereira, chefe de divisão técnica de Educação Ambiental da Secretaria de Serviços Públicos.

 

Interessados em conhecer e implantar os conceitos do programa Lixo Zero podem obter mais informações no hotsite: lixozero.guarulhos.sp.br