Prefeitura intensifica combate ao Aedes Aegypti com nebulização veicular em dois bairros

Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (11) pela Secretaria de Saúde neste ano, Guarulhos tem aumento expressivo dos casos confirmados de dengue, quando comparado ao mesmo período de 2018. Ao todo são 361 casos confirmados na cidade. Devido ao aumento da incidência da doença no Jardim Lenize e a constatação da circulação do vírus tipo 2 no Parque Alvorada, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) decidiu intensificar as ações nestes locais por meio da nebulização veicular.

 O inseticida aplicado por meio de nebulização veicular, ou seja, de uma máquina acoplada a um veículo, mata o mosquito já na fase adulta e não a larva. Por isso, a Secretaria de Saúde faz um apelo para que a população redobre a atenção em seu quintal e elimine os possíveis criadouros do Aedes Aegypti, que além da dengue, também transmite os vírus zika e chikungunya.

O CCZ orienta que nos dias e horários da aplicação do inseticida os moradores fiquem dentro de casa, para que não sejam atingidos diretamente pelo produto; protejam animais como gatos e cachorros; cubram aquários e gaiolas com aves ou roedores domesticados; e deixem portas, janelas e cortinas abertas, para que o produto tenha contato com o interior da casa. Um carro de som passará nos bairros para lembrar aos munícipes da ação a ser executada.

Cronograma de aplicação do inseticida  

PARQUE ALVORADA  

  • 16 DE ABRIL – A partir das 18h  
  • Ruas: Fábia, Joaquim Felício, Coração de Jesus, Ibiaí e Felisburgo.

JARDIM LENIZE  

  • 17 E 18 DE ABRIL – A partir das 18h
  • Ruas:  Guamaré, Colorado, Augusto Severo, João Câmara, Poço Branco, Senador Elói Souza, Macau e avenida Aracati.