Prefeitura leva palestra “Lixo Zero Guarulhos” a escola estadual

A programação da “Semana Lixo Zero Guarulhos”, da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura, chegou nesta terça-feira (24) à Escola Estadual Juvenal Ramos Barbosa, no Jardim Rosa de França. Durante o dia inteiro, mais de 400 alunos de várias turmas, do 6º ao 9º ano, participaram de palestras sobre o todo ciclo do lixo, desde a compra de produtos até a chegada ao aterro sanitário no Cabuçu, e, por fim, o transporte do chorume até a estação de tratamento na cidade de Barueri, em São Paulo.

Também foram assuntos abordados: separação de materiais, reciclagem e os impactos causados pela produção de lixo ao meio ambiente, entre eles a produção do gás metano resultante do processo de decomposição de materiais orgânicos e sua influência no efeito estufa (aquecimento global) e na conseqüente mudança climática no planeta.

Entre as palestras do turno da tarde, alunas do 7º ano da escola fizeram um desfile para apresentar peças feitas com CDs e sacos de lixo. O objetivo das atividades é levar conhecimento às crianças e jovens para que estes se tornem multiplicadores junto aos amigos e familiares.

Pit Stop

Nesta quarta-feira, das 16h às 18h, acontece o “Pit Stop Lixo Zero”, com distribuição de sacolinhas de lixo para veículos, na região do Parque Cecap. Também estará no local um “lixômetro”, onde os motoristas poderão depositar resíduos recicláveis.

A atividade também integra a agenda da “Semana Lixo Zero Guarulhos”. Mais informações em www.lixozeroguarulhos.sp.gov.br

Fotos: Fábio Nunes Teixeira / PMG

Texto base de Maria Helena Rodrigues