Prefeitura oferece novos cursos para a melhor idade no CCI Santa Mena

Foto:Márcio Lino/PMG

A turma da melhor idade (acima de 60 anos) de Guarulhos conta com novos cursos gratuitos: customização, musicalização e mosaico. As aulas, que ocorrem uma vez por semana no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Santa Mena, visam contribuir para o processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo, além de promover a sociabilidade e fortalecimento de vínculos. Há vagas nos três cursos e interessados devem entrar em contato com a unidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.

A arte-educadora e oficineira, Consuelo Matroni, ministra há quatro meses os cursos de mosaico e de customização. “As aulas ajudam na coordenação motora, na interação entre os alunos, além de estimular a criatividade. Na customização transformamos roupas e acessórios com criatividade, aplicando diversas técnicas como bordados e crochê, ou outros materiais. Já na de mosaico, utilizamos papeis picados para formar figuras e decorar objetos como caixas, maletas e quadros”, explica Consuelo.

Maria Eloísa de Paula Nery, 62 anos, é uma das alunas de customização. “Gosto muito da aula porque, além de ser uma terapia, aprendo coisas novas. Estou fazendo agora uma bolsa jeans com as pernas que cortei de uma calça que não uso mais”, revela Eloísa.

Música

Descobrir o som do corpo. É assim que a arte-educadora, Célia Nascimento, descreve o curso de musicalização que ministra. “Com o tempo, perdemos a percepção dos sons do nosso próprio corpo. As aulas contribuem para percebemos os sinais de nosso corpo, inclusive quando doentes, além de desestressar, estimular a memória, a coordenação motora e o equilíbrio”, afirma Célia.

“Estou amando a musicalização. Sinto-me bem ouvindo e fazendo movimentos que mexem com a alma da gente. Até o desempenho do corpo melhora”, conta Glória Fernandes Gregolini, 68 anos.

O CCI Santa Mena disponibiliza ao todo 25 atividades para pessoas acima de 60 anos como artesanato, baile, bordado, coral, dança cigana, dança de salão, escolarização (EJA), espanhol, ginástica, inglês, Lien Chi (exercício físico chinês), macramê (técnica de tecer fios manualmente), inglês, espanhol, palestra e cine debate, pintura em tecido, pintura em tela, informática, rede social, teatro, tricô e violão. O município possui ainda a unidades Gopoúva do Centro de Convivência do Idoso (avenida Leopoldo Cunha, 85), que também disponibiliza cursos e atividades.

Serviço:

  • Cursos de Musicalização, Customização e Mosaico
  • Centro de Convivência do Idoso Santa Mena fica na avenida Salgado Filho, 1.732
  • Telefone: 2408-3708