Fundação Pró-Sangue necessita urgentemente de doadores de sangue

Estoques tiveram fortes baixas por conta do períodos de férias escolares e baixas temperaturas - Foto: Camila Souza/GOVBA

A Pró-Sangue necessita urgentemente de doadores de todos os tipos sanguíneos. Os estoques da Fundação estão 70% abaixo do patamar indicado, o que pode comprometer o abastecimento de mais de 100 instituições de saúde da rede pública da Região Metropolitana de São Paulo.

Por conta do período de férias escolares e das baixas temperaturas as reservas de sangue caíram sensivelmente nessas últimas semanas. Esse quadro precisa ser imediatamente revertido para não impactar na assistência dos hospitais. A Fundação já acionou medidas emergenciais, como a convocação de doadores por telefone, SMS e e-mail. Porém, o apoio e a participação coletiva da população são fundamentais nesse momento.

Requisitos para doar:

·         Ter entre 16 e 70 anos de idade (se for menor de idade, só com autorização dos pais ou responsáveis)

·         Estar saudável

·         Pesar no mínimo 50kg

·         Levar documento de identidade com foto

·         Ter tido na véspera uma boa noite de sono

·         Ter feito uma refeição leve antes da doação

·         Não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação 

Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Como dica, a sugestão é doar durante a semana, de segunda a sexta, pois o tempo de espera no atendimento é menor.

O posto Clínicas fica na av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7h às 18h, de segunda a sexta; e das 8h às 17h, nos sábados, feriados e emendas de feriado. Lembrando que aos sábados o atendimento está limitado a 500 candidato.

O estacionamento, gratuito aos doadores, fica no bolsão de carros, próximo ao Prédio dos Ambulatórios, dentro do complexo do HC. A entrada é pela av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, Portaria 1 – InRad. Nos sábados, feriados e emendas, os candidatos devem estacionar exclusivamente dentro do complexo hospitalar, em qualquer vaga que estiver livre.

Para horário de funcionamento dos demais postos de coleta acesse: www.prosangue.sp.gov.br.

Mais informações no Alô Pró-Sangue (11) 4573-7800.

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição vinculada à Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 1984, arrecada cerca de 12 mil bolsas de sangue por mês.