Procon Guarulhos lança novo site para atendimentos

Em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, que será nesta sexta, 15, a Prefeitura lança o novo site do Procon Guarulhos. Com isso os consumidores ganham mais uma ferramenta para formalizar as reclamações.

O Procon Digital tornará o atendimento ao consumidor mais eficaz, sem precisar se deslocar até uma unidade. Com a nova ferramenta, a população economizará tempo e não terá custos com cópias e correios, agilizando o processo administrativo.

Neste site, além do serviço do Procon Digital, as pessoas encontrarão informações de prestação de serviço público, matérias e dicas do direito do consumidor, ranking das empresas com mais reclamações, ações do órgão no município; também poderão cadastrar a Nota Fiscal Paulista e bloquear o telemarketing. O site conta com mais de 340 empresas cadastradas, como bancos, seguradoras, companhias aéreas, operadoras de telefonias, entre outras.

Para a coordenadora de Proteção e Defesa do Consumidor, Vera Gomes, a implantação do Procon Digital é um marco para os consumidores guarulhenses. “A partir de agora, os consumidores têm mais uma ferramenta para fazer valer seus direitos. Com o Procon Digital, eles economizam tempo na abertura de reclamações e ganham rapidez do procedimento administrativo, sendo que o recebimento da resposta é de até 10 dias. O serviço é totalmente gratuito e os consumidores podem fazer sua reclamação pela internet ou se preferirem podem continuar utilizando as unidades de atendimento”, ressaltou.

Segundo informações do órgão, registrou-se 99.669 atendimentos aos consumidores entre os meses de janeiro e dezembro de 2018, sendo que 70.583 atendimentos se referem a orientações diversas. Um total de 12.447 atendimentos foram prestados pelo Disque Denúncia 151 e outras 11.150 dizem respeito a aberturas de processos (Carta de Informação Preliminar). Também foram registradas 5.489 audiências conciliatórias – além de operações na cidade sobre educação de consumo, palestras e fiscalizações feitas nos estabelecimentos comerciais.

Atendimento

Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor pode fazer contato por meio do Disque Denúncia 151, ou whatsapp (11) 99656-9677, ou ainda presencialmente, de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas, nos seguintes endereços:

Procon Central: Rua Sete de Setembro nº 164, Centro. Telefone: 2468-0008.

Procon São João: Rua Mesquita nº161, Jardim São João. Telefone: 2408-4315.

Procon Pimentas: Estrada Capão Bonito nº 53, Conjunto Marcos Freire, Prédio do CIC. Telefone: 2484-1070.