Encontrar um trabalho não é uma habilidade que aprendemos em casa, na escola ou em algum curso específico.

Cada profissional ao longo da carreira desenvolve técnicas e teorias para descobrir novas oportunidades de emprego. Profissionais da área de recursos humanos quando se reúnem costumam contar histórias que ouvem dos candidatos de emprego sobre as melhores ideias para voltar ao mercado de trabalho.

Algumas teorias são no mínimo estranhas, como o profissional que usava a mesma cueca durante toda a semana para dar sorte, até o candidato que perseguiu o entrevistador até a casa dele.

Apesar de muitas “teorias” sem fundamento os recrutadores costumam mencionar que existem algumas estratégias pouco utilizadas pelos candidatos e que podem sim trazer bons resultados na busca por uma recolocação.

Dentre estas técnicas pouco conhecidas uma que costumo citar em minhas aulas e palestras é justamente a estratégia de procurar emprego no final da semana, mais especificamente às sextas-feiras.

Bons motivos levam os selecionadores à recomendarem esta ação, entre elas podemos relacionar:

  • Quinta e sexta-feira são os dias nos quais há a menor quantidade de candidatos procurando emprego nas agências e empresas;

  • Sexta-feira costuma ser o dia em que as empresas enviam os anúncios de vagas em aberto para as agências de empregos, sites e classificados de jornal;

  • As vagas de emprego em aberto não são paralisadas durante os últimos dias da semana. As empresas continuam recebendo currículos, contatando candidatos, marcando e realizando entrevistas até fecharem a vaga;

  • Por existirem menos candidatos para serem atendidos os recrutadores possuem mais tempo disponível para inclusive entrevistar no mesmo dia candidatos que se apresentaram na própria sexta-feira;

  • Manter a busca por recolocação em dias que a maioria dos desempregados está “de folga” mostra para as empresas uma atitude de perseverança e motivação que é muito valorizada nas organizações.

Portanto, não desanime em seu objetivo de encontrar uma nova oportunidade. Pode ser que seu próximo trabalho possa estar naquela empresa ou agência de empregos que você pensou em visitar na segunda, mas que está aberta esperando você ainda nesta sexta-feira.

Pense nisto e boa sorte!

Prof. Luciano Leite
Psicólogo, palestrante e consultor de carreira
luciano.leite@bol.com.br