Programa Lixo Zero promove Dia Mundial de Limpeza em 15 de setembro


 A Secretaria de Serviços Públicos, por meio do Programa Lixo Zero Guarulhos, realizará no dia 15 de setembro, várias ações em diferentes bairros e horários – é o World Clean Up Day ou Dia Mundial da Limpeza. Iniciativa que começou em 2008, na Estônia, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. Esta ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores a nomearam de Let´s Do It!  ou seja, Vamos fazer isso!. Frase que descreve perfeitamente a essência do movimento. O sucesso foi tão grande que se espalhou pelo mundo e agora são mais de 150 países envolvidos. No Brasil, serão mais de 170 cidades e Guarulhos será uma delas.

Como a campanha da ONU Meio Ambiente deste ano #MaresLimpos para evitar que em 2050 tenha mais plásticos do que peixes nos oceanos, o Dia Mundial da Limpeza contará com a coleta de plásticos, papéis e latinhas, descartados irregularmente em nossa cidade, para que assim evitem cair nos bueiros ou córregos, que serão levados aos rios e dos rios aos mares.

Todo mundo pode participar! Escolas, igrejas, empresas, ONGs, associações, grupos de pessoas, famílias ou até mesmo o cidadão comum poderá fazer parte dessa ação. Esse evento estimula o protagonismo e a prática da cidadania, para que as pessoas colaborem na limpeza da sua rua, praça ou um local que realmente precise de limpeza, dando a destinação correta aos resíduos coletados, que no caso serão os catadores, cooperativas ou associações de catadores.

Para o secretário de Serviços Públicos, Edmilson Americano, é imprescindível que as pessoas cuidem da cidade, pois cidade limpa não é a que mais se limpa, mas sim a que se menos suja. “Todo mundo precisa manter ao máximo a cidade limpa”, afirma o secretário.

Representantes de instituições que queiram participar do Dia Mundial da Limpeza estão convidados para a reunião de organização que acontecerá no dia 16 de agosto, das 14 às 17hs, no Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734- Macedo). Nesse dia, será feito o lançamento do manual de participação do Dia Mundial da Limpeza, no site https//:lixozero.guarulhos.sp.gov.br.