Proteção Animal de Guarulhos compartilha experiências com cidades que também desejam oferecer o serviço

O Departamento de Proteção Animal (DPAN) da Secretaria de Meio Ambiente recebeu nessa quinta-feira (2), no Parque City Las Vegas, visita de representantes das cidades de Itapevi, Itatiba e Embu das Artes para troca de experiências sobre a implantação do serviço de proteção animal.

Durante o encontro, foram pontuadas as principais dificuldades da implantação do serviço, tanto no que se refere à legislação, quanto às ações diárias para garantir o bem-estar dos animais. Guarulhos contribuiu com o debate apresentando a forma legal pela qual o DPAN foi constituído, bem como as parcerias que colaboram com o desenvolvimento do departamento. Outra boa prática apresentada pela cidade foi o agendamento online de mil vagas mensais para castração gratuita de cães e gatos, através de portal exclusivo.

Andrea Viegart, diretora DPAN comentou sobre o interesse de outras cidades quanto ao trabalho desenvolvido em Guarulhos. “Os convites que estamos recebemos de outras cidades ratificam a evolução da política de bem-estar animal em Guarulhos. Nossa idéia é contribuir de forma efetiva para que a proteção animal avance de forma significativa em todo o Estado”. Como fruto do encontro, foi proposta a criação de um grupo de trabalho entre as cidades presentes para incentivo de boas práticas.

A cidade de Itapevi foi representada pelo Secretário de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, Paulo Rogério de Almeida. Por Itatiba, participou a vereadora, secretária adjunta de Meio Ambiente, Roselvira Passini. Já a cidade de Embu das Artes foi representada pela coordenadora do Centro de Zoonoses, Weluma Souza. A veterinária, dra. Elisabeth Alvim de Souza Mello, representou o Instituto Eu sou o Bicho, que tem realizado feiras de adoção de cães e gatos em parceria com o DPAN Guarulhos.