Prova pode ampliar salário dos servidores da Educação em até 35%

A Secretaria da Educação de São Paulo aplica no próximo dia 4 de outubro a prova de Promoção do Mérito ao Quadro de Apoio Escolar (QAE). Os aprovados no exame podem garantir 20% de reajuste salarial, no caso dos agentes de serviços, e 35% para aqueles que atuam como agentes de organização e secretários. As provas serão realizadas nos municípios sedes das 91 Diretorias de Ensino. Horários e endereços estão disponíveis no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br).

No ano passado, mais de 5 mil funcionários foram promovidos. Para participar do concurso é preciso ser titular efetivo de cargo ou ocupante de funções-atividades enquadrado na ‘faixa 1’ há, no mínimo, cinco anos. Os agentes de serviço e organização devem possuir também o certificado de conclusão do Ensino Médio (ou equivalente), enquanto para os secretários a exigência é o diploma de graduação em curso de nível superior.

O exame será dividido em duas etapas: parte objetiva (composto por 5 questões de múltipla escolha sobre formação específica por cargo) e parte dissertativa (cujo conteúdo inclui as atribuições previstas no artigo 4º da Lei Complementar nº 1.144/2011). Os servidores do quadro de apoio escolar que participam da prova poderão ser promovidos para a faixa salarial imediatamente superior àquela em que se encontram hoje.