Quais as tendências para o verão

Por Tamiris Monteiro

O Verão começa em dezembro e as tendências de moda para a estação mais ensolarada já estão pipocando nas vitrines por aí. Geralmente, por começar no fim do ano e estender-se até março, o Verão coincide com o período de férias de muita gente, o que resulta em uma temporada com muitos passeios e viagens, ideal para abusar de novos looks e dar um up no guarda-roupa. Para saber em quais tendências vale a pena apostar, Juliana Sena, consultora de estilo e criadora do blog El Ropero, dá algumas dicas.

Cores

Para Juliana, baseando-se na semana de moda de São Paulo, será um Verão de muitos tons sóbrios, tanto nas coleções de grifes quanto nas lojas mais populares. “Parece meio óbvio, já que preto e branco foram cores muito usadas no Outono/Inverno, mas percebi também que haverá pontos de cor para iluminar o look, como pôde ser visto no desfile de Vitorino Campos, que usou o pink para fazer pontuação de cor em sua coleção”, comenta. Outras cores que prometem ser tendência são os tons pastéis e os terrosos.

Barriga de fora

Os top croppeds firmaram-se como tendência há algum tempo e a peça foi tão bem aceita que caiu no gosto da brasileira e continua a ser uma boa aposta para o Verão 2016. Apesar de ser encontrado em cores, tamanhos e recortes diferentes, é importante lembrar que o cropped é uma roupa informal e não serve para qualquer ocasião. “Nem pense em usá-lo no ambiente de trabalho, já que com qualquer movimento poderá aparecer um pedacinho do abdômen, por mais que o modelo seja larguinho ou até mesmo mais comprido”, pontua Juliana. O maior aliado dos croppeds são calças, saias e shorts de cintura alta, que garantem conforto e charme à composição. Os conjuntinhos com cropped também aparecem em alta.

Recortes vazados, transparência e assimetria

Peças com transparências, tecidos vazados que remetem a telas, e modelagens com recortes, chamadas de cut outs, continuam em alta e foram bastante vistos no desfile de Alexandre Herchcovitch. Além dos recortes e transparências, peças assimétricas e com fendas também terão peso neste Verão e aparecerão cada vez mais nas lojas.

Cintura alta

Desde que a cintura baixa invadiu as ruas e passarelas, o cós alto – muito usado nas décadas de 1970 e 1980 – foi deixado de lado, mas agora está de volta e com força total. “As peças de cintura alta só trazem benefícios para as composições; o jeans, por exemplo, deixa a cintura no lugar e alonga a silhueta. A modelagem é tão democrática que pode ser usada com camisa xadrez, passando por blusa de bolinhas mais delicada até compor misturas de jeans com jeans, que fica super cool. Ou seja, é uma peça que só tem pontos positivos e vale para todos os gostos e corpos”.

Setentinha

A moda dos anos 70 está em alta novamente e trouxe às araras peças com franjas, tecidos como camurça e suede, botas e sapatos pesados, bordados e aplicações típicas da época. “As saias com botões na frente que são facilmente encontradas nas lojas de departamento também nasceram na época de 70, voltaram em 90 e agora retornam com força total”, destaca a consultora de estilo.

Total jeans

O jeans é democrático e informal, mas de uns tempos para cá tem se tornado protagonista nas combinações. O look jeans total composto com uma ou mais peças é uma boa aposta para o Verão, vale experimentar misturas de dois tons diferentes, mesclando o escuro na calça com o clarinho ou tie dye na parte de cima. Para quem gosta de uma cartela de cores uniforme, o jeans no mesmo tom para o look inteiro também é uma boa alternativa e alonga a silhueta.