Qual o seu propósito de carreira?

É necessário distinguir trabalho, emprego e carreira. Trabalho é algo que você faz para transformar alguma coisa em algo melhor. Emprego é uma forma inventada pelo homem onde você passa parte do tempo de sua vida trabalhando em algo para alguém que paga pelo seu tempo e talento. No trabalho em tese você deposita todos os seus recursos físicos, emocionais e mentais para servir, aprimorar, entregar algo de valor para alguém que necessita.  Carreira pressupõe uma trajetória que soma experiências, ocupações e entregas de valor onde alguém passa um bom período de sua vida, às vezes confundindo-se com ela.

Infelizmente muitas pessoas por diversos motivos que não caberia nesse breve texto comentar, estão aprisionadas em empregos torturantes, realizando trabalhos que não gostam sem nenhuma visão de carreira. Muitos “encaixam-se” no mercado de trabalho como uma engrenagem de uma máquina gigante, passando anos e anos aleatórios guiados pelo destino. Eu chamo tudo isso de desperdício de potencial. Vivem olhando os poucos “sortudos” que fazem o que gostam e são bem remunerados por isso. Alguns absurdamente bem remunerados por isso.

O que fazer?

Tem como mudar isso?

Sim, é possível.

Talvez você não seja absurdamente bem remunerado pelo seu trabalho, mas é possível sim obter uma remuneração mais digna e alinhada com o estilo de vida que escolher.

Quando possível, o ideal é tentar responder todas as dúvidas que surgem logo no início da carreira e desenhar sozinho ou com a ajuda de um profissional uma trilha de carreira. Desde escolher a faculdade, uma profissão, um segmento ou empresa para se trabalhar e até a forma de viver e ganhar dinheiro com o trabalho.

Mas se por acaso o caminho começou torto e a insatisfação é algo que está impregnada na sua alma, levando-o a aceitar uma vida no piloto automático esperando o final de semana para ser feliz, saiba que sempre é possível recomeçar.

Primeiro faça um inventário de seus pontos fortes, aquilo que você é bom. E antes de procurar um emprego, procure trabalho. Porque se você for bom, apaixonado e comprometido com o que faz pode faltar emprego, mas não faltará trabalho. A economia oscila e por vezes falta emprego, mas nunca falta trabalho. Sempre haverá algo que precisa ser feito, corrigido, transformado, criado, aprimorado e que faça sentido para a sociedade.

Acredite nisso e prepare-se, estude, aprimore-se e faça realmente a diferença. Seja humilde, converse com aqueles que você tem como referência, peça ajuda e entregue-se de corpo e alma nesse projeto.

Quando você souber exatamente qual é o seu propósito de carreira, a tendência é que você evolua com outra velocidade e qualidade. Não deixe que o medo da mudança seja uma barreira. Cuidado, não estou te incentivando a jogar tudo para o alto, não seja precipitado. Faça um plano, prepare-se e construa uma rede de apoio.

Antes de tudo, encontre o seu propósito de vida, que irá desdobrar-se em uma carreira, em um trabalho e se for o caso, em um emprego. Não há nada de mal em ter um bom emprego, pelo contrário, muitas vezes ele é a alavanca para outra fase de sua carreira.

Para inspirá-lo, deixo como exemplo o meu propósito, o que me faz todos os dias levantar. Um propósito pode mudar e aprimorar-se dependendo da fase de sua carreira, mas ele normalmente é o leme que não te deixa perder o foco e a razão de tudo.

“Comprometo-me a dedicar minha inquietude, expertise, experiência e paixão pelo desenvolvimento humano para apoiar pessoas a encontrarem propósito em suas carreiras. Farei tudo o que tiver ao meu alcance para apoiar pessoas a explorarem e aprimorarem suas fortalezas para que se sintam realizadas. Desejo transformar as pessoas em agentes de mudança com capacidade para impactar positivamente os ambientes em que trabalham e o pedaço de mundo onde vivem. Eu farei isso um pouco e melhor todos os dias, com os recursos que Deus prover.”

Gianini é professor do MBA da FIA, conferencista, instrutor de treinamento, consultor em educação corporativa e coach. Uma pessoa apaixonada por aprender e ensinar. Siga Gianini em https://www.facebook.com/profgianiniferreira