Queixas de vazamentos e buracos não param de chegar ao Click; Sabesp diz que só responderá com ‘protocolo’

Esgoto corre a céu aberto há mais de uma semana no Paraventi - Foto: VC Repórter

Moradores reclamam que na rua Vitor Costa, em frente ao número 225, no Jardim Paraventi, há mais de uma semana surgiu um vazamento, aparentemente de esgoto. Segundo eles, a Sabesp foi acionada, desde o dia 1° de fevereiro, mas até agora não há previsão de conserto. “Parece que é esgoto, com risco de contaminação; o pior é que fica próximo à EPG Vereador Antonio Aparecido Magalhães”, alertou um deles, que afirmou que formalizou três queixas sobre o problema na companhia de saneamento.

Questionada pelo Click Guarulhos, a Comunicação da Sabesp informou que “a partir de agora solicita que os munícipes abram uma solicitação oficial no órgão competente. Em posse da ordem de serviço que será aberta, a assessoria de imprensa da Sabesp irá acompanhar o status da OS e fornecer a resposta. A ordem de serviço poderá ser aberta através do telefone 0800-011-9911, pelo WhatsApp (11) 99983-4217 ou em qualquer unidade da Rede Fácil de Atendimento ao Cidadão.”

Nós, do Click Guarulhos, compreendemos o aspecto organizacional da empresa, porém não deixaremos de publicar as reclamações da população que chegarem até nós, estejam elas ou não seguidas de protocolos. Até mesmo porque nem todo vazamento é um caso particular, na residência do munícipe. Muitos são descobertos na rua, como os casos relatados nessa reportagem. Nas últimas semanas, algumas das demandas encaminhadas ao Click traziam inclusive queixas relacionadas à eficiência do atendimento oferecido à população, por meios digitais, telefone ou pessoalmente.

Rua Belo Jardim

Outro morador reclama que no começo do mês de janeiro fez uma queixa sobre um vazamento de água na rua Belo Jardim, 376, no Jardim Santa Clara. “Depois de um mês que apareceram, fizeram um buraco e não corrigiram o vazamento; dá a impressão que até piorou”, criticou ele.

Acima buraco tapado com cascalho e coberto com terra, onde vazamento foi consertado pela Sabesp – Foto: VC Repórter
Mensagem enviada à Sabesp, que prometeu sanar em 72 horas o problema e cinco dias depois ainda não havia resposta – Foto: VC Repórter

 

Poço de inspeção

A comerciante Elaine Perez conta que a tampa de um poço de inspeção, ou de galeria de águas pluviais do Saae/Sabesp, quebrou e caiu dentro do próprio poço que protegia. O local foi sinalizado improvisadamente com um pneu (foto abaixo) no fim de semana, porém o pneu velho não resistiu e nenhuma sinalização havia na manhã desta segunda-feira, 11, o que pode causar um grave acidente na Rua Silvestre Pires de Freitas, diante do número 202, no Taboão.

Resposta Sabesp

A Sabesp informa “que uma equipe foi ao local e constatou a necessidade da troca da tampa. O serviço será realizado amanhã, 12 de fevereiro, e o local será devidamente sinalizado até o término da atividade, visando alertar a todos para evitar acidentes.
Informamos que não constam reclamações sobre o problema relatado nos sistemas de atendimento, e que a Sabesp está à disposição pelos telefones 195 e 0800 055 0195 (ligações gratuitas), ou pela Agência Virtual no site www.sabesp.com.br. Os clientes também podem utilizar o aplicativo da Sabesp para Android e IOS.”

Conserto

Os reclamantes, tanto da rua Vitor Costa quanto da rua Silvestre Pires de Freitas, informaram o Click Guarulhos que o vazamento e buraco, respectivamente, foram consertados, em ambos endereços, pela Sabesp.