Quer parar de deixar tudo para depois?

André Galassi, especialista em gestão da plataforma de negócios Contaty, comenta sobre estudo publicado na revista Psychological Scienc, que  propõe uma solução simples e eficaz para combater a procrastinação.

“Quando planejamos alcançar grandes metas e realizações, é muito comum que fiquemos intimidados com o tamanho do desafio e, sem nos dar conta, nos assustamos e afastamos o início do projeto”.

 

  1. Divida um grande projeto em pequenas etapas

Quando uma tarefa parece ser grande demais para ser realizada, a tendência é não saber por onde começar. Uma forma bastante prática de colocar o projeto em movimento é transformá-la em pequenas atividades sequenciais que, passo a passo, o ajudarão a completar o desafio. “Quando você percebe que cada passo dado pode colocá-lo mais próximo da realização do seu objetivo, a estrada deixa de parecer tão longa e o projeto se torna viável”, explica.

  1. Estabeleça prazo e recompensa para cada tarefa

Reserve horário na sua agenda como se tivesse um compromisso que não pode ser adiado e estabeleça prazo para que cada atividade seja realizada e, após sua conclusão, comemore. “Ainda que a atividade faça parte de um objetivo a longo prazo, coloque a realização da tarefa como meta atual e cobre de si mesmo a realização dela. Também estabeleça recompensas para quando concluí-la. A recompensa é uma forma simples de aliar gratificação a tarefas que nem sempre são estimulantes por si só, mas que são necessárias para alcançar resultados maiores”, orienta.

  1. Livre-se das distrações

Quando a tarefa é um desafio, nossa tendência natural é adiar o seu início, ou começar e, no meio do processo, deixar nossa mente se distrair para algo mais interessante. Para garantir que seu foco esteja todo na atividade elimine, ao máximo, a possibilidade de interrupções. Desligue os alertas do celular, feche as redes sociais e concentre-se. Na maior parte das vezes, as tarefas se mostram mais complicadas do que realmente são porque não nos concentramos exclusivamente nelas. Quando você se livra das distrações o rendimento aumenta e a atividade parece ser mais simples do parecia no início.

  1. Esteja certo do impacto positivo da tarefa realizada

É possível que, ao se fixar apenas na tarefa, você encontre mil desculpas para adiá-la, principalmente se sua realização, sozinha, não trouxer benefícios imediatos. Por exemplo, quando você dá início a um novo negócio, e precisa começar a fazer os contatos para as parcerias comerciais necessárias, é normal ficar ansioso, sem saber por onde começar. Neste momento, é fundamental visualizar a empresa já em funcionamento e os benefícios e realizações que ela trará para sua vida. É importante também conversar com quem já teve uma experiência semelhante e buscar ferramentas como a plataforma Contaty, que possam facilitar o processo.

  1. Dê o primeiro passo

Não importa o tamanho do seu desafio, a primeira tarefa é sempre a mais importante. Não perca tempo se preocupando com o que vem depois. Concentre-se em cada passo rumo ao seu objetivo e, quando perceber, de tarefa em tarefa, grandes projetos serão concluídos.