Por Cris Marques

Em uma sociedade moderna, na qual as famílias moram cada vez mais em apartamentos pequenos e os pais passam a maior parte de seu dia voltados para o trabalho, ter um quintal, um espaço para se divertir, aprender e interagir, faz muita falta para as crianças. Foi pensando nisso que as educadoras e sócias Erida Ferreira Araújo Silva e Vanessa Lopes de Oliveira criaram o Quintal Espaço do Brincar. “O projeto surgiu da nossa vontade de construir a diferença, na essência do brincar com simplicidade, criatividade, interação e alegria. Oferecemos um estímulo para a infância, onde haja inspiração para brincadeiras mais tradicionais, vivências multiculturais, descobertas e a promoção de diálogos mediados por educadores”.
SAM_3409Por ser um espaço cultural, o Quintal está sempre em movimento e oferece atividades durante o ano todo, para pequenos de 6 meses a 6 anos e suas famílias. Além disso, o local também oferece rodas de conversa quinzenais para gestantes, promovidas pelo grupo Amigas do Ventre, formação de arte-educadores e a realização de eventos e aniversários. A doula e psicóloga, Denise Curti Feliciano, mãe do Raul, de 3 anos e meio, e da Laís, de 1 ano e meio, conta que optou pelo local, pois acredita no poder da criatividade, da espontaneidade e da brincadeira como agentes transformadores. “Isso vai torná-los adultos pensantes e seres humanos melhores, que sejam apaixonados pela vida e saibam lidar com os outros”.
Para esse mês de julho, Vanessa conta que foi criada uma programação especial e com preços diferenciados, tudo pensado para que as crianças se sintam plenas e livres para viver suas demandas imaginativas e corporais, que tendem a ser reduzidas no período escolar. “Oferecemos atividades que possibilitem um brincar mais longo, mas ritmado pelos pequenos, nada que incite um ritmo adulto de agendas lotadas ou atividades cronometradas. […] O Quintal é lugar de criança com criança, aí é que está a riqueza” afirma ela.

Confira a programação do Quintal para as férias e aproveite!

03/07: Jogos de rua e atividades corporais,
com João Pereira
04/07: 10h Oficina sensorial para bebês – Simone Gagliardi | 14h Marcenaria com Di Caetano, da UNAI
06/07: Brincadeiras com tecidos
07/07: Construção de instrumento musical
08/07: Tempo de Plantar e cozinhar
13/07: Cine Quintal e Brincadeiras indigenas
14/07: Pequenos cientistas
15/07: Tempo de plantar e cozinhar
16/07: Oficina de Scrapbook
17/07: Musicalização com Welton Santos
18/07: 10h Oficina sensorial para bebês – Ângela Consiglio | 14h Música Orgânica e capoeira angola Sérgio Leandro
20/07: Brincadeiras com a natureza
21/07: Circuitos desafiadores e jogos
22/07: Tempo de plantar e cozinhar
23/07: Esculturas com argila
24/07: Narração de histórias com Tati Azeñas
25/07: Cine Quintal para gente grande – Filme Ser e vir a ser. Vivendo e aprendendo + Bate papo com Carla Ferro.
26/07: Espetáculo no Quintal
27/07: Cine Quintal e brincadeiras com barbante
28/07: Arte com tinta
29/07: Tempo de plantar e cozinhar

Quintal Espaço do Brincar
Rua São Vicente, 232, Gopoúva
Tel.: (11) 4963-0992
www.quintalespacodobrincar.com.br