Receitas especiais para festas de fim de ano

Por Val Oliveira
Fotos: Arquivo pessoal e divulgação

Faltam poucos dias para o início das comemorações do Natal e do Ano Novo. Nestas ocasiões, a mesa farta e a família reunida são tão tradicionais quanto o panetone e o Papai Noel. Tem gente que não abre mão de preparar a mesa com receitas “herdadas” dos antepassados. Mas, há também quem aproveite a oportunidade para experimentar novos sabores. Pensando nisso, selecionamos algumas receitas que poderão ajudar os leitores a darem uma “repaginada” no cardápio de fim de ano. Confira:

Sorvete de paçoquinha com amendoim torrado

½ xícara de açúcar demerara;
10 paçoquinhas (200 g);
2 xícaras de leite de coco;
1 xícara de leite de amendoim;
Amendoim ligeiramente torrado a gosto.
No liquidificador, bata o açúcar, a paçoquinha, o leite de coco e o leite de amendoim até ficar homogêneo. Transfira para um recipiente de inox com tampa e leve ao freezer por quatro horas. Passado esse tempo, bata novamente no liquidificador e leve ao freezer outra vez até firmar. Retire da geladeira cinco minutos antes de servir. Sirva em cumbucas, decorado com o amendoim.

Panquecas de Chocolate com Doce de Leite e Sorvete

1 ½ (chá) de leite;
1 xícara (chá) de farinha de trigo;
1 ovo;
1 colher (sopa) de óleo;
3 colheres (sopa) de chocolate em pó;
1 xícara (chá) de doce de leite;
1 xícara (chá) de nuts (mix de castanhas, amêndoas, avelãs, entre outros);
1 pote de sorvete.
No liquidificador ou com um batedor manual, misture a farinha com o leite, o ovo, o óleo e o chocolate em pó. Faça finas panquecas em uma frigideira antiaderente e sirva com doce de leite, nuts e o sorvete.

Bolo de Natal sem glúten e lactose

Ingredientes secos:
40 g de mix de farinha sem glúten;
50 g de farinha de amêndoa;
120 g de polvilho doce;
5 g de canela em pó;
70 g de nozes picadas;
30 g de uvas passas brancas;
150 g de abacaxi picado, pré-cozido com 40 gramas de açúcar demerara e escorrido;
10 g de bicarbonato de sódio;
10 g de fermento pó químico.

Creme:
320 g de cenoura picada;
3 ovos orgânicos inteiros;
1 laranja pera (raspas e miolo);
100 g de óleo vegetal;
30 g de óleo de coco;
2 g de extrato de baunilha;
5 g de água de laranjeira;
170 g açúcar demerara;
3 g de sal marinho.

Coloque os ingredientes do creme no liquidificador, bata bem e reserve. Em uma tigela, misture os secos e as frutas, acrescente o creme do liquidificador e misture bem. Coloque o fermento por último. Leve ao forno a 170 graus por 45 minutos em forma untada. Desenforme o bolo e deixe esfriar. Em seguida, cubra com frutas secas de sua preferência.

Semifreddo de Chocolate

Creme de confeiteiro
250 ml de leite integral;
8 colheres (sopa) de açúcar refinado;
3 gemas;
4 colheres (sopa) de farinha de trigo;
½ colher (chá) de essência de baunilha.

Para o merengue italiano
4 claras;
2 xícaras de açúcar;
1 xícara de água.

Montagem
Creme de confeiteiro (ingredientes acima);
Merengue italiano (ingredientes acima);
2 copos (americano) de creme de leite fresco batido;
3 copos (americano) de chocolate amargo (70% cacau);
100 g a 150 g de nuts (mix de castanhas, amêndoas, avelãs, entre outros);

Modo de preparo:

Creme de Confeiteiro: Coloque o leite com a metade do açúcar para ferver. Numa tigela à parte, misture as gemas, essência de baunilha, farinha e a outra metade do açúcar. Quando a mistura de leite ferver, despeje-a aos poucos na mistura de gemas, mexendo bem. Volte toda mistura à panela e cozinhe até ferver e encorpar. Resfrie e reserve.
Merengue italiano: Coloque a água e o açúcar para cozinhar até atingir o ponto de fio fino. Na batedeira, bata as claras até quase o ponto de neve e desligue. Quando a calda estiver pronta, despeje-a ainda quente sobre as claras batidas, em fio, batendo sempre. Bata a mistura até esfriar.

Montagem: Prepare o creme de confeiteiro, o merengue e bata o creme de leite em ponto de chantilly. Misture o chocolate amargo derretido ao creme de confeiteiro ainda quente, resfrie tudo e misture ao merengue e ao chantilly. Coloque numa forma molhada e coberta por filme plástico e leve ao congelador por, no mínimo, três horas ou até o momento de servir. Decore e sirva com o mix de nuts.

Bacalhau assado com legumes

1 embalagem de tempero “meu assado” ervas finas;
800 g de bacalhau dessalgado e cortado em postas;
200 g de batata bolinha descascada;
200 g de mini cebolas descascadas;
½ xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroços.

Retire o saquinho plástico da parte superior da embalagem. Abra-o com cuidado e separe o lacre. Apoie o saquinho sobre uma assadeira e acomode os pedaços de bacalhau, as batatas e as cebolas. Adicione o tempero “meu assado”, misture delicadamente o bacalhau e os legumes com o tempero. Feche o saquinho com o lacre. Leve ao forno médio (180° C) por 30 minutos. Retire do forno e corte o saquinho, tendo cuidado com o vapor. Passe para uma travessa, junte as azeitonas e sirva em seguida.

Dica de chef: Dessalgue o bacalhau com antecedência. Na véspera, lave bem e coloque em uma tigela coberto com água. Troque a água a cada seis horas até o momento do preparo. Evite colocar o saquinho próximo às paredes do forno, pois ele pode romper. O saquinho é indicado para cozimento no forno a gás ou elétrico; não utilize-o em micro-ondas. Se desejar, substitua as batatas bolinha por batatas cortadas em cubos médios. Se preferir, substitua metade das cebolas por buquês de brócolis.

Risoto de cordeiro com pinhão

500 g de arroz arbóreo ou carnaroli;
200 g de pinhão cozido e fatiado;
300 g de bananinha de cordeiro;
50 g de uvas passa preta;
1 cebola média;
1 talo de alho poró;
150 ml de vinho Sauvignon Blanc;
1 colher de chá de alecrim fresco e picado;
1 colher de chá de tomilho fresco e picado;
1 colher de chá de estragão fresco;
1 colher de chá de manjerona;
1 colher de chá de hortelã picado;
2 paus de canela;
2 colheres de manteiga;
150 g de parmesão de boa qualidade ralado grosso;
Salsinha e cebolinha a gosto;
1 litro de caldo de legumes;
Sal e pimenta a gosto;

Pique as bananinhas de cordeiro, tempere com as ervas e reserve junto com a canela em pau. Pique a cebola e o alho poró. Deixe as passas de molho no vinho branco. Em seguida, em uma caçarola, derreta a manteiga e frite as bananinhas até ficarem coradas. Acrescente a cebola e o alho poró até suarem. Coloque o arroz sempre mexendo, em seguida coloque o vinho (no qual estava a uva passa) e mexa até evaporar. Vá acrescentando o caldo conforme for mexendo e cozinhe o arroz até ficar al dente. Acrescente metade do queijo parmesão, a uva passa e o pinhão, e mexa por dois minutos. Corrija o sal e a pimenta e acrescente salsinha, cebolinha, o restante do parmesão e sirva quente. Decore com pinhão, parmesão e tomilho.