Saae recebe do Ciesp Guarulhos 20 mil kits de redutores de vazão para torneiras

O superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos, Afrânio de Paula Sobrinho, recebeu do diretor-titular do Ciesp Guarulhos, Maurício Colin, 20 mil kits de redutores de vazão para torneiras. A entrega foi feita na noite desta quinta-feira, dia 11, como parte da campanha “Água na Medida” da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp).

Com o objetivo de reforçar suas ações permanentes de uso racional da água, o Saae vai distribuir o material entre aqueles consumidores que mais consomem água. De imediato a autarquia municipal iniciará esse trabalho, que incluirá orientações sobre como instalar o redutor de vazão e sobre o uso racional da água.

Atualmente, 56% das ligações de água de Guarulhos estão na faixa de consumo de 10 metros cúbicos por mês (tarifa mínima); ou seja, a maioria já está no limite possível de economia de seu consumo. Cerca de 90% das ligações totais estão na faixa de consumo de até 20 metros cúbicos.

Cada kit doado pelo Ciesp Guarulhos contém quatro anéis de plástico. Desenvolvidos por alunos do Curso de Aprendizagem Industrial – Ferramenteiro de Moldes Plásticos da Escola Senai Mario Amato, em São Bernardo do Campo, os redutores de vazão para torneiras podem ajudar a reduzir o consumo de água em até 50% no ponto instalado.