Sabesp recebe Guti para vistoriar obras que vão beneficiar Guarulhos

Foto: Divulgação Sabesp

A Sabesp, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, que assumiu o abastecimento de Guarulhos este ano, recebeu nesta quinta-feira, 23, a visita do prefeito Gustavo Henric Costa, o Guti, na obra para implantação de uma rede de distribuição de água no distrito de Tremembé, na zona norte de São Paulo. Segundo a Sabesp, depois de pronta, esta rede vai levar água do Cantareira para o Parque Continental e beneficiar 52 mil pessoas, diretamente, e outras 45 mil indiretamente. Em seguida, Guti passou pela obra Ermelino Matarazzo/Cumbica, que ainda segundo a Sabesp atenderá 173 mil pessoas da região do distrito de Cumbica e do Jardim Centenário.

A Sabesp afirma que a meta é acabar com o rodízio de água em Guarulhos até o dia 8 de dezembro. A expansão da infraestrutura no abastecimento de água é parte de um trabalho que considera a gestão organizada e sustentável dos recursos hídricos. O planejamento de longo prazo da Sabesp busca ajustar a infraestrutura disponível às mudanças decorrentes do crescimento populacional, do regime de chuvas, vazões, disponibilidade dos mananciais, comportamento de consumo, dentre outros. Os esforços refletem em avanços na saúde pública e na qualidade de vida dos moradores da região. 

“Primeiro temos que agradecer todo o time da Sabesp que está totalmente comprometido. A gente fez um acordo importante para Guarulhos de até dezembro acabar com o rodízio aqui na cidade. O guarulhense até dezembro tem que abrir sua torneira a qualquer momento e ter água, coisa que a gente não tinha nos anos anteriores”, destacou o prefeito Guti.

Foto: Divulgação Sabesp

A obra Tremembé/Parque Continental terá 2,5 quilômetros de extensão e transportará 150 litros de água por segundo. A previsão é que os trabalhos finalizem até agosto. “O objetivo principal desta obra é o abastecimento do Parque Continental. Resolvido isso, vamos ampliar o abastecimento e auxiliar também a região do Cabuçu e do Recreio, tendo aí mais de 100 mil pessoas beneficiadas”, enfatizou o gerente de departamento da Sabesp, Valdemir Freitas.

E para o final de junho, mais um trecho da implantação da adutora Ermelino Matarazzo/Cumbica está previsto para ser concluído. De acordo com a Sabesp, a implantação estará totalmente finalizada em dezembro. No total, serão 8 quilômetros de extensão que transportarão 500 litros de água por segundo.

“Foram 30 anos com Guarulhos sofrendo com o rodízio e graças a esse bom acordo, ao trabalho da Sabesp com o SAAE integrando vamos conseguir zerar isso até o fim do ano. E o time está cumprindo as metas e os prazos, eu cobro bastante, mas não tenho o que falar. As metas estão sendo batidas. E, quando conseguirmos atingir nosso objetivo no final do ano, Guarulhos vai ganhar extraordinariamente”, concluiu o prefeito.

Mais ações

De acordo com a Companhia, no geral, são mais de 80 obras de grande porte dentre as que estão sendo planejadas, executadas ou em operação, que compõem o cronograma da Sabesp para beneficiar o abastecimento de água em Guarulhos.