Por Tamiris Monteiro

No dia 23 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Sorvete e para os brasileiros faz muito sentido essa data; afinal, é um dos doces mais consumidos no País. De acordo com registros históricos, acredita-se que o produto tenha sido criado pelos chineses há mais de três mil anos. Reza a lenda que, no início, a receita levava neve, mel, frutas e gema de ovo. Depois, foi incrementada pelos árabes, que misturaram água. Anos mais tarde, os italianos acrescentaram leite, dando origem ao gelato, que teve a receita popularizada mundo afora. Na Itália, o produto é consumido em grande escala. Estima-se que por lá, o consumo seja três vezes maior do que no Brasil, chegando a nove litros por pessoa ao ano.
Embora o gelato tenha ficado bastante famoso, no Brasil é possível encontrar vários tipos de receitas que representam a sobremesa gelada: sorvete de massa, de palito, em formato de bombom e até as paletas mexicanas recheadas. Tem para todos os paladares e bolsos. A variedade de sabores também impressiona, isso porque o País produz muitas frutas diferenciadas que acabam dando origem a sorvetes de gostos exóticos, como jaca e cupuaçu.

Para comemorar o Dia do Sorvete, que tal colocar a mão na massa e produzir sua própria sobremesa em casa? Separamos duas receitas fáceis e rápidas. Anote aí.

Sorvete de leite condensado

Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
ou 1 ½ caixinha (300g)
1 caixa de gelatina de pêssego
ou do sabor de sua preferência
Frutas vermelhas para decorar

Preparo

Prepare a gelatina de acordo
com as instruções da embalagem.
Deixe amornar e, ainda líquida, bata no liquidificador ou com o mixer junto com o leite condensado e o creme de leite até ficar cremoso. Após levá-lo ao congelador, decore com as frutas de sua preferência, para dar sabor delicado e azedinho. Rende seis porções.

Sorvete cremoso de morango

Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
ou 1 ½ caixinha (300g)
1 pacote de suco
de morango em pó
1 caixa de morango

Preparo

Bata os ingredientes no liquidificador ou com o mixer até ficar homogêneo. Acrescente pedacinhos de morango, coloque em um pote com tampa e congele. Rende 6 porções.