Saiba como cuidar do cabelo na gravidez

Pregnant woman laying on blanket --- Image by © Heide Benser/Corbis

Durante a gestação, os fios de cabelo costumam sofrer algumas alterações devido aos hormônios produzidos em maior escala pelo corpo da mulher. Em um primeiro momento, eles apresentam sinais de força e beleza e depois, após a gestação, perdem o brilho e o vigor.Com medo da química nos produtos,as mulheres também abrem mão dos tratamentos capilares para evitar riscos à saúde do bebê no período. A falta de cuidados afeta os fios e a autoestima das mulheres, já que os sinais nos cabelos são visíveis para as concorrentes. “Problemas assim podem ser evitados, se durante a gravidez as mulheres consultarem os especialistas que podem mostrar a elas o que pode e o que não pode usar no período da gravidez”, diz Guilhermo Jorge, hair stylist do salão Corte&Cortes.

Segundo ele, consultar o profissional que cuida dos cabelos é fundamental para garantir que os fios sejam renovados e revitalizados após a gestação. Guilhermo Jorge apresentou algumas dicas sobre como manter a beleza dos cabelos durante a gravidez e observou que algumas medidas simples podem ajudar a manutenção dos fios sem prejudicar a mãe ou a saúde do bebê.“Muitas mulheres desconhecem que é possível fazer a manutenção dos fios, bem como usar produtos para beleza dos cabelos”, afirma. Guilhermo observa, no entanto, que é necessário apenas ter cuidados adequados,“sem expor mãe e bebê aos ingredientes químicos de muitos produtos”. O profissional separou algumas dicas sobre quais os cuidados e quais produtos devem ser evitados durante a gestação.

Normalmente, a fase da gravidez costuma ser um período privilegiado para as mulheres. Os cabelos costumam aparentar mais força e vigor, além de mais brilho e cor. “E isso realmente ocorre porque o corpo produz todas as vitaminas necessárias para a saúde do bebê e a mãe ganha esse reforço também, que é demonstrado através dos fios”, explica o profissional. Mas as mudanças hormonais no período também são muito intensas e é uma fase em que as mulheres ficam mais sensíveis.

“Cuidar da autoestima é essencial e, para elas, ir ao salão de beleza é sempre válido para não dizer fundamental para atravessar esse momento”, diz ele. Entre as observações que o profissional faz está a de que na gravidez não há nenhuma restrição quanto à hidratação de cabelo. Para Guilhermo, o ideal é tratar o cabelo quinzenalmente com produtos à base de proteínas, queratinas e aminoácidos e assim garantir um cabelo muito mais saudável.

Para não correr riscos desnecessários durante o período da gestação, o hair stylist recomenda não utilizar produtos que são aplicados diretamente no couro cabeludo e com odor muito forte. “Portanto, nada de progressiva ou alisamento”, orienta. Mas, se a mulher pensa em usar o tonalizante, por não conter amoníaco, o produto está liberado para ser aplicado no couro cabeludo. Escova e chapinha também são permitidas, desde que a gestante não se esqueça de proteger os fios com produtos que possuam protetor térmico.  A mesma regra deve ser seguida no período de amamentação.

Manter o cabelo disciplinado e com cor durante a gravidezé uma das maiores preocupações da mulher e, para estes casos, GuilhermoJorge indica o uso de creme sem enxague e mousse, que trazem disciplina aos fios. “Dependendo do produto que o cabeleireiro costuma usar, a mulher também pode continuar tratando o cabelo normalmente”, destaca o hairstylist do salão Corte&Cortes.

Outra dica valiosa para a gestante é manter o cabelo no comprimento de curto a médio. Segundo o hairstylist, além de deixar o visual moderno, o corte também garante praticidade. “Tudo o que uma mãe deseja nesse período”, diz ele. Após o nascimento do bebê a mulher costuma sofrer com uma queda intensa de cabelo porque termina o período conhecido como “fase do repouso”.

Com o nascimento do bebê, todos os fios de cabelo que estavam em “repouso” precisam ser renovados e aqueles que não caíram são trocados. “Tudo isso acaba causando uma diminuição da quantidade de fios além do afinamento deles”, destaca Guilhermo. Por isso, segundo o hair stylist,um tratamento quinzenal com produtos à base de proteínas queratinas e aminoácidos,são fundamentais para um novo ciclo de cabelos revitalizados.