Saiba como valorizar e recuperar os cachos

A atriz Lucy Ramos, que atualmente vive psicóloga Patrícia de I Love Paraisópolis, na novela das sete da Globo, revelou que tem adorado a repercussão dos seus cabelos volumosos e cachos cuidadosamente modelados. Lucy conta ter notado que, cada vez mais, as mulheres têm assumido seus cachos. O cabelo nunca foi um problema para ela e  se sente feliz em poder influenciar mulheres a gostarem de suas madeixas como são, sem ter que alisar para se encaixar em um padrão de beleza.

De fato, cada vez mais as mulheres estão percebendo que não há nada melhor que se amar como são e contar com os novos recursos para mudar o visual como quiserem. Essa é a verdadeira definição de beleza para qualquer pessoa. A atriz revela ainda que sempre é questionada sobre o cuidado que tem com o visual por pessoas interessadas em saber como ela faz. Lucy diz que “manter os cachos perfeitos dá, sim, muito trabalho.” Ela leva em torno de uma hora e meia para conseguir os resultados  mostrados na TV, por isso, costuma lavar os cabelos duas vezes por semana.

Para ajudar as mulheres que querem voltar a assumir seus cachos o hair stylist do Monde K Spa Urbano, Kauê de Souza, conta que as mulheres que perderam a forma ou a estrutura dos cachos, devido aos procedimentos químicos, devem cortá-los para eliminar a parte danificada. Além disso, será preciso o uso de xampu e condicionador adequados, bem como a aplicação de uma máscara de reconstrução capilar.

Para as mulheres que não querem cortar os cachos de uma vez só, todo o cabelo desestruturado e sem forma, o chamado Big Chop, a solução ou a única forma para resolver o problema será escová-los e usar aparelhos térmicos, que fazem a forma de cachos. No entanto, será necessário fazer hidratação a cada 20 lavadas, de preferência com um profissional especializado, no salão de beleza.

Há no mercado produtos que fazem memória dos cachos, dando o formato de cacho natural para cada tipo de cabelo. A linha é completa desde o xampu e condicionador à máscara, além dos vários tipos de finalizadores. Essa linha possui substâncias que preservam a umidade dentro do fio e o mantém com um aspecto hidratado natural. Portanto, com uma aparência de bem cuidado.

Os cabelos cacheados normalmente são médios para finos e necessitam de muita hidratação. “Uma mulher que tem cabelos cacheados é uma eterna cliente de hidratação e reconstrução do cabelo, pois os cachos sempre têm uma aparência de ressecados e são muito sensíveis as intempéries do tempo”, observa Kauê

Entre as dicas, o hair stylist destaca que antes de lavar o cabelo é preciso desembaraçar os fios com delicadeza usando os dedos ou com um pente largo, iniciando o pentear pelas pontas. O certo também é não enxaguar muito com o condicionador e, em seguida, aplicar um leave-in hidratante. Para quem gosta dar volume aos cachos, o resultado ficará incrível se usar  um difusor para secá-los.

A atriz contou que hidrata os cachos uma vez por semana, mas o truque mesmo está na hora de modelar os fios, depois do banho. Após usar xampu, hidratante e condicionador, ela faz uma espécie de terapia capilar, dando atenção especial para cada um dos cachinhos. Na hora de passar o creme para pentear, ela separa mecha por mecha e modela um por um. Para ter cachos ainda mais marcados, como os da personagem da novela das sete, ela finaliza com babyliss.

Para as mulheres que gostam de usar um mousse, o correto é usar um produto com proteção solar e pró-vitamina B5, isso em qualquer estação do ano, deixando secar ao natural. Quando o cabelo estiver com um aspecto mais seco, a mulher pode pressionar os cachos com as mãos e proporcionar um aspecto seco e com forma, portanto, com cachos definidos e vistosos.

Lavar sempre os cabelos pela manhã ou molhá-los e aplicar novamente um gloss de brilho, para cabelos ou um finalizador de costume, preservará a forma dos cachos e irá eliminar o frizz. A água e um finalizador de uso habitual e sempre será a melhor opção para devolver a forma e amenizar o frizz.

Os cachos serão sempre mais conservados quando há uso de produtos de qualidade e a manutenção dos tratamentos, da hidratação e a reconstrução capilar for feita no salão. Eles também serão beneficiados se os reparos de pontas ou do corte ocorrer a cada dois ou três meses. A escolha de um bom profissional para orientar e executar processos químicos, respeitando a saúde do cabelo, também irá colaborar com a vitalidade e a aparência de um cabelo cacheado saudável.