São Paulo se transforma em Carnaval de rua de Recife

Quase 50% do material utilizado na construção da réplica do Galo da Madrugada é feito de retalhos, que seriam descartados pela indústria - Foto: Divulgação

Até este domingo 18 acontece em São Paulo a experiência sobre a cidade de Recife, capital de Pernambuco, no espaço Átrio Jardim, do shopping Eldorado. A proposta da atração, realizada pela B2Live, empresa do Grupo BBG Brasil, com apoio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura de Recife, conecta o público e lugares às atividades típicas da cidade, incluindo seu Carnaval – representado por uma grande réplica do Galo da Madrugada.

O público pode avistar na imersão 360de Recife atrativos turísticos icônicos e ativações de cultura, sol e mar, tecnologia e gastronomia da cidade. Recife se destaca pelo ritmo Frevo, que é patrimônio imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Outro destaque da cidade é ser um dos maiores polos tecnológicos e de economia criativa do Brasil.

Na pequena Recife no shopping Eldorado, quem vai ao espaço experimenta a sensação de visitar os principais pontos turísticos da cidade, como o Marco Zero, o Paço do Frevo, a Torre de Cristal de Francisco Brennand, a Praia de Boa Viagem, a Igrejinha de Boa Viagem, o Instituto Ricardo Brennand e um cantinho cultural. Essas atrações contarão com momentos de interatividade com os visitantes.

Diversos personagens compõem a experiência de uma visita ao Recife, além de uma equipe de promotores interagindo e apresentando os produtos e destinos aos visitantes. O público é incentivado a publicar fotos marcando o @visitrecife e usando a #visitrecife. O público também pode tirar fotos no letreiro “RECIFE”, junto ao Galo Artesão, réplica fiel do Galo da Madrugada de 2019, assinada pelo artista Leopoldo Nóbrega.

Turismo Criativo

A modalidade relacional e inclusiva busca conectar pessoas e lugares por meio da cocriação. Recife, capital da criatividade, vem despontando como um dos principais destinos de turismo criativo da América Latina, sendo a única do Norte-Nordeste a possuir uma política pública que incentiva o desenvolvimento dessa modalidade.

Destaque para o orgulho que tem por sua história, contada em diversos museus locais e o ritmo Frevo, que é patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco. Recife também se destaca por ser como um dos maiores polos tecnológicos e de economia criativa do Brasil

Galo da Madrugada

Em sua primeira visita à cidade de São Paulo, o Galo da Madrugada chega para apresentar um pouco da criatividade, do colorido, da irreverência e da força do Carnaval do Recife. O Galo representa Recife como um de seus símbolos máximos, o guardião da cultura popular e do frevo.

A réplica do Galo é do carnaval deste ano – O Galo Artesão enfatiza a sustentabilidade e o artesanato. Quase 50% do material utilizado na construção da réplica é feito de retalhos, que seriam descartados pela indústria.

Evento: Experiência Recife 360o

Recife – O Verdadeiro Carnaval de Rua do Brasil

Data:16 a 18 de agosto

Horários:10h às 22h (sexta a sábado) e 12h às 20h (domingos)

Local: Shopping Eldorado (Átrio Jardim)

Programação Diária do Evento

Horários: 10h às 22h (segunda a sábado) e 12h às 20h (domingos)

Dicionário Arretado (gíria recifense para muito bom)

Um painel interativo com as palavras do dicionário típico recifense. Os visitantes são estimulados a tentar adivinhar o significado de cada palavra ou expressão. O prêmio é um dicionário.

Mostra Cultural

Foram selecionadas algumas peças do artesanato pernambucano para compor o “cantinho” cultural. Um autêntica roupa de Caboclo de Lança do Maracatu Rural, além de peças de barro, cerâmica, madeira e papel marche irão compor o acervo. 

Experiência Praia de Boa Viagem

Um dos espaços mais desejados da ação será a praia de Boa Viagem. Os visitantes podem interagir sentando-se nas cadeiras da praia e fazendo parte do cenário. 

Alguns momentos durante o dia, os visitantes são transportados para as areias da praia de Boa Viagem. Eles escutarão o barulho da água do mar e poderão degustar um típico caldinho.

Demais atividades do Evento

Oficina de dança e pocket Show Cultural – Balé Cultural de Pernambuco

Os bailarinos do Balé Cultural de Pernambuco, Josy Caxiado e Diogo Ricarte, prepararam um pocket show especialmente para esta ação. Nestes momentos, eles apresentarão os principais ritmos pernambucanos como: Frevo, Caboclinho, Ciranda, Maracatu e Forró. O público também será convidado para participar deste show.

Data: 16 a 18 de agosto

Horário: 12h / 15h / 18h e 20h

Oficina de Customização de Sombrinhas de Frevo

Customização de sombrinha de frevo ensinado por Josy Caxiado, bailarina e diretora do Balé cultural de Pernambuco, a oficina funcionará durante dois momentos do dia. 

Data: 16 a 18 de agosto

Horário: 13h às 15h

Pocket Show da Cia Brasílica com um arrastão do Carnaval de Rua do Recife

Comandada por Deca Madureira, bailarino, ator e coreógrafo, formado pelo Balé Popular do Recife, o grupo Cia Brasílica, fundado por seu pai, fará um pocket show para comemorar a chegada do Galo da Madrugada à São Paulo. Serão convidados passistas de frevo e visitantes para fazer parte desta folia.

Data e Horário: 

16 de agosto, às 14h e às 17h

17 de agosto, às 14h e às 18h

18 de agosto, às 14h e às 16h