Secretário da Saúde contesta reportagem da TV Globo

Secretária de Saúde de Guarulhos, Sergio Iglesias. Fotos: Paulo Rodrigues |Agência E! para a Revista Guarulhos.
Secretário de Saúde de Guarulhos, Sergio Iglesias. Fotos: Paulo Rodrigues |Agência E! para a Revista Guarulhos.

Em mensagem enviada ao secretário de Justiça de Guarulhos, Airton Trevisan, no Facebook, o médico José Sergio Iglesias Filho, secretário municipal da Saúde, contesta reportagem exibida na sexta-feira pelo Bom Dia SP, da TV Globo, e repercutida pelo Click Guarulhos.

Iglesias cita números de atendimentos, justifica deficiências verificadas e acusa ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de atacar sistematicamente a atual gestão.

Na busca por praticar Jornalismo com a máxima isenção e imparcialidade possíveis, reproduzimos a mensagem do secretário. Esclarecemos que, ao repercutir a reportagem da TV Globo, não procuramos ouvir a Prefeitura, porque, quando se trata dos três equipamentos de saúde administrados pelo Instituto Gerir (HMU, Hospital da Criança e Policlínica Paraventi), quem se manifesta é a Assessoria de Imprensa do Gerir, que já havia respondido à própria Globo.

Segue o texto de Sérgio Iglesias:

“O HMU passou por uma enorme transformação desde o ano passado e se tornou de fato um hospital muito mais adequado tecnicamente e em especial nas áreas de acolhimento e urgência/emergência houve uma grande transformação física e com novos equipamentos… o resultado desta mudança é que passou a receber um fluxo enorme de pacientes muito além de sua capacidade operacional… soma-se a isso as dificuldades financeiras por que ainda passa a prefeitura e todos neste grupo sabem muito bem porque….levou a um descompasso parcial do repasse ao Grupo Gerir o que corroborou ao excesso de demanda para dificuldades operacionais.

Foram algumas poucas horas que levou o hospital a ficar com alguns itens desabastecidos, mas tudo já foi plenamente reestabelecido. Jamais a Farmácia do hospital ficou vazia como na reportagem e não tenho dúvidas que isso possa ter sido plantado, até porque o indivíduo que aparece dando entrevista na Globo é um opositor sistemático a nossa gestão na saúde. Trata-se de um ex membro do conselho municipal de saúde que na última gestão (ano passado), foi expulso do conselho por seus próprios pares!!!!

É isso que faz parecer a todos que a Saúde nunca melhora, indivíduos como este só mostram e buscam o lado que tem dificuldades e jamais enaltecem qualquer progresso!!!

As cenas em relação aos pacientes de fato merecem nossa avaliação e pronta atitude, mas garanto que este hospital melhorou e muito.

Discordo de nossos críticos, a quem respeito, pois a Saúde em nossa cidade, estava caótica e o governo GUTI jamais deixou de ter ações de extrema responsabilidade na área da Saúde. (Fez o maior investimento da história na área da Saúde em Guarulhos 31,5% do orçamento de 2017).

Estamos sim no caminho certo mas a percepção da população ainda vai demorar muito pois sua expectativa de solução (e isso eu respeito e entendo), é extremamente imediatista (até porque é esta população sofrida há muitos anos que busca, anseia e merece toda nossa dedicação para mudanças imediatas).

Vejam alguns dos indicadores de saúde no final do primeiro ano do governo GUTI, comparados com o final do último ano da gestão anterior.
Consultas:

Gestão municipal +10,2%
Pronto Atendimento + 18,3%
Em especialidades + 9,1%
Nos CEMEGS e Ambul da Criança + 23,5%
Atenção básica + 8,1%
UBS com saúde da família + 10,9%
UBS Tradicional + 3,8%
Internações hospitalares + 2,5%
Chamadas no SAMU + 44%
Aumento em 1,5% de partos normais
Diminuição de internações por causas da atenção básica -1,2%
Diminuição de morte precoce por doenças crônicas não transmissíveis
Aumento na cobertura de mamografias em 13,3%
Aumento da cobertura das condicionalidades do bolsa família em 26,5%
44 mil consultas em UBS ABERTAS aos sábados (ação inédita).
Assist. Psicossocial + 36,3%
Queda da taxa de mortalidade infantil de 12,40 para 11,41 (costuma levar anos para baixar 1 digito)….
Entre vários outros índices muito positivos.

O desabastecimento que por enormes dificuldades financeiras e dívidas herdadas estava em 51% aprox. 50 dias atrás, por uma grande ação do prefeito Guti, já está abaixo de 27% e deve ficar abaixo de 20% em maio!!!

Mas a percepção de melhora de fato ainda é muito discreta.

Não prometemos resolver este enorme caos em 1 ano de governo, mas sem dúvidas o governo Guti está sim no caminho certo.

Na Secretaria da Saúde só fazemos política de saúde pública. Infelizmente existem pessoas apenas querendo desqualificar nosso trabalho….

Temos sim muitas dificuldades e cometemos sim falhas, mas nossa proposta, compromisso e dedicação são enormes.

Sergio Iglesias