Semana da Mulher Empreendedora aborda questões pontuais do universo empreendedor

A Associação Tarsila do Amaral, em parceria com o Conselho da Mulher Empreendedora da ACE (Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos), comemora o 5 de outubro, Dia do empreendedor, com debates entre empreendedoras, dicas e muitas informações sobre empreendedorismo feminino.

Os eventos ocorrem entre os dias 23 e 27 de outubro. A Semana da Mulher Empreendedora acontece em plataforma digital e com emissão de certificação de ACC (Atividade Curricular Complementar). Para ter acesso, é necessário pagar uma taxa simbólica de R$29,90. As inscrições podem ser feitas até o dia 23, data do início do evento, às 17h e os bate papos começam às 19h em todos os dias do evento.

Empreendedorismo feminino

No primeiro dia, Edna Pinson e Áurea Caccia abrem a Semana com o painel Mulher Empreendedora, Liderança Feminina e Desenvolvimento Econômico dão um panorama geral sobre empreendedorismo feminino no Brasil, com números que indicam o seu crescimento e força. Elas dão dicas de ações que, se adotadas adequadamente, podem fortalecer um negócio, e falam dos bons hábitos e atitudes que devem ser desenvolvidos e cuidadosamente cultivados para que a mulher empreendedora tenha sucesso no seu empreendimento. Edna Pinson é Jornalista e empreendedora, sócia da Local Informação, criadora e editora de conteúdo do blog mulherreal.com, e Áurea Caccia é advogada e sócia na empresa AAW Representações, diretora superintendente do Conselho da Mulher Empreendedora da ACE (Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos).

Liberdade Financeira e dupla jornada

No segundo dia, o cenário profissional da mulher empreendedora voltam a ser debatidos, mas o foco é direcionado à métodos para conquistar a liberdade financeira. A dupla jornada, que comumente atrapalha o desempenho e a produtividade da mulher, também são debatidos.  Esse painel, cujo nome é Cenário profissional da mulher Empreendedora: Liberdade Financeira x Dupla Jornada, foi debatido pode Jane Carla, consultora financeira, e consultora em Feng Shue residencial e empresarial, e Gabriela Carvalho, proprietária do Espaço de Brincar Pé no Chão.

Marketing multinível

Desenvolvimento de Negócios, marketing multinível e hábitos produtivos é tema do 3º painel, tocado por Mônica Martins, consultora da Rede Fácil Brasil, e Luciane Monteiro, liderança em empresa de Marketing Multinível. Esse dia é dedicado ao debate sobre os bons resultados do trabalho estruturado realizado em equipe. As empreendedoras falam bastante sobre as oportunidade de crescimento oferecidas pelo MMN (Marketing de Multinível), salientando sempre que a atuação em rede é muito forte entre as mulheres.

Empreendedorismo para empoderar

O painel do 5º dia foi realizado por Regina Yabu Pavanello, cirurgiã dentista, especialista em odontologia estética e estética facial, vice-presidente da ACE e diretora financeira do CME, e, mais um vez, por Gabriela Carvalho. Elas falaram sobre o empreendedorismo como ferramenta para empoderar outras mulheres.

Empoderar para evitar violência

Todos os painéis foram mediados por Érika Gomes, coordenadora do Projeto Promotoras Legais Populares, da Associação Tarsila do Amaral. Ela é a idealizadora e organizadora da Semana da Mulher Empreendedora e explica que a Associação quer, com a iniciativa, levar às mulheres autonomia e empoderamento, prevenir, dessa forma, os vários casos de violência contra esse público feminino que chegam a entidade.

A Associação Tarsila do Amaral já trabalha com encaminhamento de mulheres humilhadas e machucadas pela agressão para serviços dos governos municipais e para a Defensoria Pública. “A violência existe em todos os lugares. Os acolhimentos também já existem; o que nós queremos é evitar que se chegue a esse extremo. Com a Semana da Mulher Empreendedora, queremos empoderar a mulher, dar a ela autonomia para evitar a violência”, diz.

Érika revela que esse é o primeiro treinamento de muitos outros que a Associação quer realizar, e em breve.