Série de concertos reúne artistas nacionais e estrangeiros na USP

Programação conta com nomes de destaque da música erudita em apresentações gratuitas - Foto: Divulgação

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP estreia no próximo dia 14 de março, quinta-feira, às 12h30, uma nova série de concertos: a Série Internacional de Música USP (SIM-USP), que promove apresentações gratuitas de artistas brasileiros em parceria com convidados internacionais de destaque no cenário musical. Os concertos serão mensais, de março a novembro, e terão, no repertório, canções de compositores clássicos e conhecidos do público. A entrada é gratuita.

Na abertura, o pianista Benedek Horváth (Hungria), que se apresenta pela primeira vez no Brasil, é acompanhado do pianista brasileiro Lucas Thomazinho e dos percussionistas Carlos dos Santos e Rubens de Oliveira na Sonata para dois pianos e percussão, peça referencial, porém pouco executada, do compositor húngaro Bela Bartók. Completam o repertório de estreia a sonata de Bartók para piano soloe o Rudepoema, de Heitor Villa-Lobos.

A programação inclui ainda apresentações dos violinistas Manfredo Kraemer, da Argentina, “um dos violinistas barrocos mais influentes e distintos da atualidade”, segundo a revista da BBC, e da belga Joëlle Perdaens, professora de música de câmara barroca e violino barroco na Universidade Católica Argentina; da soprano americana Kindra Scharich, que em março integra o elenco da ópera Today It Rains, da Ópera Parallèle, em São Francisco (EUA); e dos pianistas Luca Buratto, da Itália, vencedor do prêmio Honens em 2015, do austríaco Philipp Scheucher, segundo lugar na competição internacional de piano da UNISA, em Pretória, 2016, e do húngaro Benedek Horváth, finalista do Concurso Clara Haskil, em 2016.

Entre os artistas nacionais confirmados estão o pianista Ricardo Ballestero, os violinistas Alejandro Aldana e Paulo Henes, o violoncelista André Micheletti, além do Conjunto de Música Antiga da USP, sob a direção de William Coelho. No repertório, composições de Stravinsky, Vivaldi, Bach, Camargo Guarnieri e Beethoven, entre outros artistas. A curadoria é do pianista Eduardo Monteiro e da clarinetista Mônica Lucas, ambos professores do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

A série, que é uma iniciativa da ECA e da BBM em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, conta com o apoio do Istituto Italiano di Cultura, do Consulado da Hungria, da Embaixada da Áustria e da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. 

Serviço
Série Internacional de Música USP
Abertura: 14 de março, às 12h30
Temporada: 10 de abril, 15 de maio, 12 de junho, 7 de agosto, 11 de setembro, 9 de outubro e 6 de novembro, sempre às 12h30
Local: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP
Endereço: Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo, SP
Quanto: grátis
Mais informações: www.sim-usp.com