Serviços de Saúde se mobilizam para o Dia D do Abril Vermelho nesta sexta-feira

Um leque de atividades diferenciadas vai marcar nesta sexta-feira (12) o Dia D do Abril Vermelho em Guarulhos, com intensificação das ações de promoção e prevenção em todos os serviços de saúde do município. A programação é voltada ao tema “Saúde Universal: para todas e todos, em todos os lugares” – o mesmo escolhido pela Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde para o Dia Mundial da Saúde deste ano, celebrado no último dia 7.

Dentro dessa proposta, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e serviços especializados vão promover palestras, caminhadas, orientações sobre o uso correto de medicamentos, café da manhã saudável, além de atividades interativas para promover saúde e prevenir doenças. A UBS São Ricardo, por exemplo, vai abordar com os usuários a ação do açúcar e do sódio no organismo.

Programação:

O Ambulatório da Criança, no Centro, vai ministrar palestra das 8 às 11 horas sobre o tema “Conhecendo os rótulos dos alimentos”, bem como abordará o cuidado com o uso de medicamentos e a importância da prática de atividades físicas para a saúde. Na UBS Tranquilidade haverá rodas de conversa durante o dia todo para falar como a mudança do estilo de vida pode alcançar a saúde plena.

Na UBS Munhoz, as atividades começam às 8 horas, com caminhada e segue até a tarde com orientações e exposições de trabalhos. Já o Ceresi promoverá das 7h até as 11h30 atividades recreativas, de postura e equilíbrio para estimular trabalhadores e idosos atendidos no local a praticarem exercícios físicos, destacando  a importância dos bons hábitos para um envelhecimento mais saudável e ativo.

Da mesma forma, a UBS Santa Paula vai promover palestra sobre postura e ergonomia às 7 horas, com orientação quanto ao bem estar físico e mental, atividade que será seguida de aula de alongamento, com técnicas de exercícios para melhoria da qualidade da saúde. A UBS Bambi fará caminhada até o Horto Florestal com pacientes e profissionais de saúde, às 8 horas e, logo em seguida, servirá um café da manhã aos participantes.

Promoção da saúde:

Na UBS Inocoop a palestra marcada para as 14 horas vai reforçar a importância da adesão aos grupos oferecidos pela unidade, tais como de Obesidade; Dança do Ventre, Horta Comunitária e Dança Sênior, para o cuidado das doenças crônicas. Também voltada à prevenção desses agravos, a UBS Nova Cidade fará uma aula de ginástica às 9 horas, com exercícios físicos para doentes crônicos.

“A gente não quer só comida” é o tema da abordagem que a UBS Jurema vai fazer às 10 horas sobre diversos aspectos da vida, em âmbito pessoal, de habitação, trabalho, educação, relação com animais, natureza, ambiental, dentre outros. A iniciativa tem por objetivo estimular a reflexão sobre nossa relação com o mundo, sensibilizando as pessoas para o autocuidado e a adoção de medidas de prevenção às doenças e de promoção à saúde. Na parte da tarde, a unidade vai promover uma oficina de decoração de chinelos, com enfoque na geração de renda por meio da arte.

Prevenção de agravos:

A programação do Dia D nas unidades ainda inclui a peça teatral “Xô Dengue” que a UBS Marcos Freire apresentará em sua sala de espera, às 11 horas. Na UBS Cumbica I os usuários poderão participar de caminhada às 8h30 e calcular o IMC (Índice de Massa Corporal), que avalia o peso em relação à altura, às 13h30. Esse cálculo também será oferecido na UBS Cidade Martins às 9 horas, quando também será realizado um circuito de ginástica leve, além de orientações sobre exercícios utilizando objetos existentes em casa.

Um grande apitaço contra a dengue promovido pela UBS Primavera promete agitar as ruas do bairro a partir das 8 horas neste dia D. Do outro lado da cidade, na avenida Brigadeiro Faria Lima (região do Cocaia), o Cemeg Cantareira vai fazer panfletagem das 7 às 19 horas, para orientar quanto à prevenção de quedas (principalmente em idosos), abordando dispositivos de segurança e alimentação.

Na UBS Cabuçu, o destaque é para SPA Naturalis que será realizado na horta da unidade, com atividade de auriculoterapia, chá, sucos naturais e massagem.  Dinâmicas sobre mitos e verdades relacionados aos exercícios físicos são algumas das atividades programadas pelas UBS Palmira e Rosa de França. Além disso, a UBS Belvedere vai promover palestra “Saúde é Movimento” e circuito de atividades para crianças, a partir das 10 horas. As atrações variam de acordo com as unidades. Para participar, basta procurar um serviço de saúde da rede municipal para obter mais informações.