Sesc Guarulhos será inaugurado no dia 11 de maio

Fachada do Sesc Guarulhos - Foto: Taba Benedicto

O Sesc São Paulo inaugura no dia 11 de maio a unidade Guarulhos, no Jardim Flor do Campo. O novo centro cultural, esportivo e de convivência da instituição contará com uma área total construída de aproximadamente 34.000 m².

Com expectativa de receber cerca de 4.000 pessoas por dia, o Sesc Guarulhos oferecerá à população diversos equipamentos presentes nas unidades do Sesc no Estado de SP. Entre eles estão teatro com 349 lugares, ginásio poliesportivo, campo de futebol soçaite, quadra poliesportiva, quadra de tênis, centro de educação ambiental, biblioteca, centro de música, área de exposição, espaço de brincar, sala de ginástica, espaço de tecnologias e artes, clínica odontológica, conjunto aquático com piscina semiolímpica coberta e recreativas descobertas, entre outros espaços.

Unidade do Sesc Guarulhos em obras – Foto: Ricardo Ferreira/Divulgação Sesc

Desta maneira, a Unidade oferecerá aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e à população em geral uma programação diversificada que estimula a autonomia e o desenvolvimento humano, proposta do Sesc SP nas suas 44 unidades do Estado.

História
Fundada em 1560, Guarulhos tem a segunda maior população do estado, espalhada por mais de 500 bairros, onde não faltam histórias para serem narradas e ninguém melhor do que os próprios moradores do município para contá-las. Na série #CaminhosParaOSescGuarulhos, o Sesc pegou na mão deles e partiu – a pé, de carro, de ônibus, de bike – de diferentes bairros, para chegar até a nova unidade.

O primeiro condutor é o grafiteiro Rim Chiaradia, direto do Bosque Maia.

O grafiteiro Rim Chiarada fala de sua experiência com intervenções artísticas pelas ruas de Guarulhos

Sobre o Sesc

O Sesc – Serviço Social do Comércio é uma instituição criada e mantida pelo empresariado do comércio, serviços e turismo, desde 1946, fruto de um sólido projeto cultural e educativo que trouxe a marca da inovação e da transformação social desde sua criação.

Ao longo destas sete décadas de existência, o Sesc tem se consolidado por introduzir novos modelos de ação cultural e sublinhou, na década de 1980, a educação como pressuposto para a transformação social. A concretização desse propósito se dá por uma intensa atuação no campo da cultura e suas diferentes manifestações, destinadas a todos os públicos, em diversas faixas etárias e estratos sociais. Isso não significa apenas oferecer uma grande diversidade de atividades, mas efetivamente contribuir para experiências mais duradouras e significativas.

No Estado de São Paulo, o Sesc conta com uma rede de 43 unidades (serão 44, com a unidade Guarulhos), em sua maioria centros culturais e desportivos. Oferece também atividades de turismo social, programas de saúde e de educação ambiental, inclusão digital, programas especiais para crianças e terceira idade, além do pioneiro Mesa Brasil Sesc, de combate à fome e ao desperdício de alimentos.

Dentre as unidades especializadas a instituição conta ainda com o Portal SescSP, o SescTV, as Edições Sesc e o Selo Sesc, e diversas publicações para registrar e divulgar suas ações, ampliando assim o acesso de suas programações e aos bens culturais que produz. O Sesc desenvolve, assim, uma ação de educação não formal e permanente com intuito de valorizar as pessoas ao estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir.

Serviço:

Sesc Guarulhos

Data: inauguração dia 11 de maio

Local: Rua Guilherme Lino dos Santos, 1.200, Jardim Flor do Campo, Guarulhos – SP

Área do terreno: 22.018 m²

Área construída: 34.216 m²

Arquitetura: Dal Pian Arquitetos Associados s/s Ltda

Capacidade de atendimento: 4.000 pessoas por dia

Site: www.sescsp.org.br/guarulhos