Sesc recebe atividades gratuitas relacionadas ao wikipédia

Como parte da sua programação de Tecnologias e Artes , o Sesc Guarulhos recebe entre os dias 27 e 30 de junho, um conjunto de atividades envolvendo as plataformas Wikimedia – dentre elas, a enciclopédia livre Wikipédia e o repositório multimídia Wikimedia Commons. Todas as ações terão como ênfase o município de Guarulhos, com o objetivo de compartilhar com pessoas da comunidade local as potencialidades do conhecimento livre nas plataformas Wikimedia e melhorar a qualidade da informação sobre a cidade na internet, de forma que Guarulhos sairá “wikificada” da programação.

As palestras e oficinas gratuitas serão ministradas pelo Wiki Movimento Brasil (WMB), associação de editores que contribuem com os projetos Wikimedia e atuam nas áreas de educação e tecnologias abertas.

Um dos intuitos da programação é a ampliação e a melhoria da qualidade da informação sobre Guarulhos na internet, a partir dos usos das plataformas Wikimedia. A programação também prevê palestras sobre a filosofia e a importância de plataformas de conhecimento livre, que podem ser apropriadas tanto por usuários individuais quanto por instituições como arquivos, bibliotecas e museus.

A programação conta com duas palestras: uma sobre o conhecimento livre na Wikipédia, ministrada por Célio Costa Filho, historiador e linguista e um dos maiores colaboradores da Wikipédia, no dia 27 (quinta-feira) às 19h, e outra sobre a obra de arte na era das convergências digitais, ministrada por Giovanna Fontenelle, pesquisadora do Museu Paulista da USP, no dia 28 (sexta-feira), também às 19h.  

E no último final de semana de junho, a partir das 10h, o Wiki Movimento Brasil realizará duas atividades práticas simultâneas: uma maratona de edição de verbetes da Wikipédia e uma maratona de produção e edição de imagens. Os participantes das atividades terão à disposição uma oficina sobre como editar verbetes da Wikipédia e em seguida colocar a mão na massa para ampliar os conteúdos sobre Guarulhos na enciclopédia livre. Já os inscritos na atividade fotográfica aprenderão a produzir, editar e carregar imagens no Wikimedia Commons, o repositório de mídias da Wikipédia, fazendo uma visita fotográfica por pontos de Guarulhos próximos ao Sesc. Para esta atividade, os participantes deverão levar sua própria câmera fotográfica ou dispositivo móvel para capturar as imagens. Não é necessário conhecimento prévio nas plataformas Wikimedia para se inscrever nas atividades.

Confira a programação completa de atividades wiki no Sesc Guarulhos:

●        Dia 27/06 (das 19h às 21h) – Palestra A Wikipédia e o conhecimento livre; com o historiador Célio Costa Filho

●        Dia 28/06 (das 19h às 21h) – Palestra A obra de arte na era das convergências digitais; com a pesquisadora Giovanna Fontenelle

●        Dias 29 e 30/06 (das 10h às 17h) – Maratona de edição de verbetes.

●        Dias 29 e 30/06 (das 10h às 17h) – Maratona de produção e edição de imagens;

SERVIÇO

WIKEPÉDIA NO SESC GUARULHOS

Espaço de Artes e Tecnologia – Lab A

Inscrições gratuitas, pelo Centro de Atendimento. Vagas limitadas.

Wiki Movimento Brasil – http://wikimedianobrasil.org/

Contato erica@wmnobrasil.org

Endereço: Rua Guilherme Lino dos Santos, nº 1.200, Jardim Flor do Campo, Guarulhos – SP

Horário de funcionamento da unidade: De terça a sexta, das 9h às 21h30. Sábados, das 9h às 20h e domingos e feriados, das 9h às 18h.

Telefone: (11) 2475-5550

Nas redes sociais:

facebook.com/sescguarulhostwitter.com/sescguarulhosinstagram.com/sescguarulhos.

Site: www.sescsp.org.br/guarulhos