Na reta final da preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), alunos da rede estadual paulista têm a chance de testar os conhecimentos e tirar as últimas dúvidas sobre a prova. Até o dia 23 de outubro, a Secretaria mantém no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br) um simulado com todas as áreas e disciplinas exigidas na avaliação. O acesso é gratuito e aberto 24 horas por dia.

O simulado faz parte da parceria entre a Secretaria e a empresa Geekie, que desde o primeiro semestre oferece aos 415 mil alunos da 3ª série do Ensino Médio uma plataforma interativa com exercícios, vídeos e infográficos.

São ao todo 96 questões divididas em quatro cadernos de atividades (Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas; Linguagens e Códigos e Ciências da Natureza). Cada bloco tem duração de 72 minutos. A sugestão dos professores é que os alunos, assim como será em 24 e 25 de outubro, façam dois cadernos por dia. O exame utiliza a “Teoria de Resposta ao Item” (TRI) que permite identificar os pontos fortes e fracos por disciplina.