Integrantes da Sinfônica de Bamberg, da Alemanha, que vêm a São Paulo para se apresentar na cidade pela Temporada 2016 do Mozarteum Brasileiro, ministrarão masterclasses gratuitas de tímpanos/percussão, trompa e violino. Promovidas pelo Mozarteum Brasileiro, as aulas, destinadas a estudantes de música, serão realizadas na terça-feira, 24 de maio, na Emesp Tom Jobim, das 10h às 13h. As inscrições, no entanto, se encerram nesta quinta-feira, 19/05, às 12h.

Fundada em 1946, a orquestra completa 70 anos em 2016 – e sua tradição sonora remonta à cidade de Praga da época de Mahler e Mozart. Foi a primeira orquestra alemã a se apresentar fora do país após a Segunda Guerra Mundial, tornando-se embaixadora musical da Alemanha. Em sua trajetória, constam mais de sete mil concertos em mais de 500 cidades e 60 países. Os alunos que se inscreverem nas masterclasses terão a chance de aprimorar suas experiências sonoras com esses experientes profissionais que já se apresentaram no mundo todo. A Sinfônica de Bamberg se apresenta nos dias 21 e 22 de maio no Auditório Ibirapuera em concertos gratuitos, sendo uma Matinê para crianças e um concerto ao ar livre, respectivamente. Já nos dias 23 e 24 de maio, a orquestra tocará na Sala São Paulo.

As vagas para as masterclasses são limitadas e os interessados deverão baixar a ficha de inscrição no site www.emesp.org.br.

Essas aulas especiais não apenas permitem uma rica troca de conhecimentos entre músicos brasileiros e grandes nomes internacionais, como também podem ser uma oportunidade para o Mozarteum Brasileiro identificar participantes talentosos. Os mesmos podem ser convidados para audições de intercâmbios culturais e bolsas de estudos promovidos pelo Projeto Mozarteum. Mais informações: www.mozarteum.com.br.