SP inicia reorganização para ampliar escolas estaduais com ciclo único

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo inicia nesta quarta-feira, 23, uma mega reorganização de sua rede com 5 mil escolas, para que já no início do ano letivo de 2016 haja redução de unidades com três ciclos de ensino (1º ao 5º do Fundamental, 6º ao 9º do Fundamental e Ensino Médio) e cresça a quantidade de escolas com apenas um ciclo.

O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de ensino e do ambiente escolar. A expectativa da Pasta é que cerca de 1 milhão de estudantes sejam beneficiados diretamente. O viés pedagógico é implementar mais escolas destinadas a cada segmento de ensino, o que possibilita ações mais focadas por faixa etária.

De acordo com levantamento da Pasta, com professores efetivos fixos o rendimento dos alunos melhora em até 25%. “A mudança permitirá melhor ambiente, inclusive físico. Um aluno do Ensino Médio não precisa de um playground, mas, sim, de um laboratório para aprender. Diferentemente de uma criança de 10 anos, por exemplo, comenta o secretário Herman.