Olimpíadas Especiais acontecem em Guarulhos pela primeira vez

No próximo sábado, dia 7, mais de 270 atletas e futuros esportistas de Guarulhos participarão das Olimpíadas Especiais, nova ação promovida pelo Special Olympics Brasil – movimento global sem fins lucrativos, que há décadas promove o esporte para pessoas com deficiência intelectual, contando com o apoio do Lions Club International. O evento – parceria do programa Olimpíadas Especiais na cidade com os Lions Clubes de Guarulhos -, será realizado na cidade pela primeira vez.

Na ocasião, atletas, seus familiares e professores passarão por exames gratuitos do programa “Atletas Saudáveis”, que contará com atendimentos oftalmológicos, odontológicos, fonoaudiológicos, fisioterápicos, ortopédicos, entre outros.

As avaliações oftalmológicas, por sua vez, integram o programa “Abrindo Teus Olhos” e todos os atletas serão atendidos por voluntários técnicos e médicos do Instituto Verter e da Disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC. O Hospital de Olhos Paulista e o Instituto Verter também fornecem todo o equipamento, medicamento e material para os exames. Pacientes que necessitarem de correção visual receberão óculos com lentes em policarbonato – mais leves, finas e fortes, doadas pela Essilor – fabricante das lentes multifocais Varilux e do antirreflexo Crizal – e armações do Grupo Safilo, das marcas Carrera e Polaroid, bem como óculos solares. O objetivo é melhorar a habilidade em treinar e competir de cada participante e, consequentemente, sua qualidade de vida.

O evento tem também o objetivo de capacitar profissionais da saúde, voluntários e instituições no atendimento específico de pessoas com deficiência intelectual.

Special Olympics

Criada há quase 50 anos nos Estados Unidos, a Special Olympics é uma organização sem fins lucrativos que visa, única e exclusivamente, promover a inclusão da pessoa com deficiência intelectual na sociedade através do esporte.

Serviço

  • Special Olympics na cidade
  • Local: Eniac – Rua Força Pública, 89 – Centro, Guarulhos
  • Data: 07/05 (sábado)
  • 8h – Capacitação
  • 10h30 – Atendimento dos atletas e familiares e/ou professores