STT fará teste de mudanças no trânsito da região da Vila Rio

Av. Salgado Filho futura Mão dupla - (Foto de Márcio Lino/PMG)
Av. Salgado Filho futura Mão dupla - (Foto de Márcio Lino/PMG)

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito (STT), irá fazer, de 21 a 23 de março, quarta a sexta-feira da próxima semana, alguns testes que visam melhorar o acesso aos bairros na região da Vila Rio de Janeiro, com a alteração no sentido de direção de algumas vias, além da implantação de mão dupla nas avenidas Salgado Filho e Benjamin Harris Hunnicutt, em trechos onde elas têm apenas um sentido de direção.

As alterações atendem a reivindicações de moradores e comerciantes da região, como forma de melhorar o acesso aos bairros, já que atualmente as únicas vias de ligação são as avenidas Salgado Filho, no sentido Centro-Bairro, e Benjamin Harris Hunicutt, Bairro-Centro. “A Administração Municipal tem o objetivo de fazer o melhor possível para atender às necessidades da população. Decidimos realizar o teste para obter na prática a aprovação ou não das mudanças”, explica Ticiano Neves, secretário em exercício de Transportes e Trânsito de Guarulhos.

Desta forma, a STT irá implantar a mão dupla na avenida Salgado Filho entre as ruas Itaúna do Sul e Jovita, e na avenida Benjamin Harris Hunicutt, entre as ruas Lions e Luisa Rosa Cunha. A rua Lions terá inversão na mão de direção, enquanto na Luiza Rosa Cunha haverá a proibição de trânsito de caminhões.

Para garantir mais fluidez do tráfego, a STT vai incluir algumas proibições de conversões nas vias da região. Quem estiver na Salgado Filho, no sentido do Centro, não poderá virar à esquerda na rua Pirapora do Bom Jesus. Já os motoristas que vierem pela Pirapora do Bom Jesus, ao chegarem à Salgado Filho, só poderão entrar à direita, onde haverá um semáforo com amarelo piscante.

Todas as vias serão sinalizadas por meio de faixas, além de divulgação na mídia local. Após a realização de testes, a STT vai avaliar os resultados para apurar possíveis problemas, ouvindo os moradores e comerciantes da região. Somente após este período, a mudança poderá ser implantada de forma definitiva ou não.

OPINIÃO

Finalmente, a STT resolveu tomar uma atitude para buscar melhorar o tráfego na região, penalizada pela falta de vias com capacidade para suportar o atual volume de veículos.

Embora não seja técnico no assunto, mas observador e bom ouvinte, parecem-me acertadas as mudanças que a Secretaria porá em prática. Com a inversão de mão na rua Lions, não restaria alternativa que não fosse implantar a mão dupla na avenida Salgado Filho, desde a rua Jovita até a confluência com a avenida Benjamin Harris Hunnicutt, nas proximidades da avenida Suplicy, pois, do contrário, os motoristas da região seriam obrigados a trafegar pela já congestionada avenida Papa João XXIII, ao lado do bosque Maia.

Está de parabéns, portanto, o secretário em exercício, Ticiano Neves, pela coragem de fazer esse teste, o qual, creio, será aprovado pela população, embora talvez fossem necessários mais dias para que maior número de motoristas ficasse informado sobre as mudanças e se adaptassem a elas.

Valdir Carleto