Tecnologia X Educação

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das crianças e dos jovens e, estrategicamente, cada vez mais atrelada ao universo escolar. Com isso, muitas são as possibilidades de incrementar o projeto pedagógico e atrair a atenção dos estudantes. Entretanto, nem todas as escolas estão preparadas para explorar todo o potencial das tecnologias, e mais, nem todos os professores estão aptos a utilizar tais ferramentas.

Para que o impacto causado pela integração entre tecnologia e aprendizado seja positivo, é necessário que o professor utilize o recurso de forma atrativa e eficiente. Existem muitos programas públicos de formação continuada, porém a rotatividade de docentes nas escolas acaba prejudicando todo o esforço de capacitação.

Outro ponto importante é não ter em mente que tecnologia se restringe apenas ao computador. “É possível, por exemplo, criar um programa de rádio, realizado pelos próprios alunos, para informar toda a escola sobre questões educacionais ou de interesse regional. Os professores também podem criar um grupo de discussão no Whatsaap para avaliar os alunos. São várias as possibilidades. Basta ressignificar as tecnologias”,  orienta a pedagoga Claudia Farkas.

Uma das opções também é a realização de pesquisas em sala de aula utilizando o próprio celular do aluno, isso acaba tornando um recurso a mais e um aliado na pesquisa de informação até mesmo para o professor. Se tratando da geração moderna atual, onde eles são a tecnologia e que estamos o tempo todo de alguma forma ligada a tecnologia, e a melhor solução é saber trabalhar com os recursos que estão ali disponíveis.