Temperatura chega a 35ºC em Guarulhos e umidade do ar fica abaixo de 20%

Guarulhos vista do Bom Clima - Foto: Alexandre de Paulo/Click Guarulhos

A temperatura em Guarulhos atingiu os 35 ºC na tarde desta quarta-feira (11), entre 14h e 16h, e a umidade relativa do ar chegou a valores críticos, abaixo dos 20%, segundo informações do Clima Tempo. A alta nos termômetros surpreende porque o inverno, quando a temperatura é mais amena, ainda não acabou.

Os termômetros das estações meteorológicas registravam 35º C por volta das 14h30 de hoje, enquanto os menores índices de umidade relativa do ar chegaram a cair abaixo de 20% (precisamente 19% à tarde).

De acordo com a Defesa Civil do Estado de SP, a unidade do ar já baixou para 20% nos municípios paulistas de Guarulhos, Borborema, Americana, Cordeirópolis, Campinas, Palmital, Altinópolis, Piracaia, Pindorama, Mirassol, Santa Fé do Sul, Corumbatai, Mococa, Tambaú, Patrocínio Paulista, Nuporanga, Cássia dos Coqueiros, Colina, Brodowski, Monte Azul Paulista, Paulo de Faria, José Bonifácio, Jales, Ituverava, Itapira, Ibitinga, Dracena, Pradópolis, Presidente Prudente, Valparaíso, Votuporanga, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Ariranha, Barra Bonita, Barretos, Barueri, Bebedouro e Casa Grande.

As recomendações da Defesa Civil em casos de ondas de calor e pouca umidade do ar incluem evitar realizar exercícios físicos ao ar livre nos momentos mais quentes do dia (11h às 17h); permanecer em locais protegidos do sol; evitar sair ao ar livre sem proteção solar; usar soro fisiológico nos olhos e narinas e umidificar o ambiente.

O alerta é que o tempo seco e estável dificulta a dispersão de poluentes e favorece a formação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar nos grandes centros urbanos. No final do dia, ainda segundo o órgão, a chegada da brisa marítima ajuda a melhorar os índices de umidade, no entanto, não há condições para chuva.

Próximos dias

Segundo previsão há um bloqueio atmosférico, provocado pela massa de ar seco que predomina sobre o interior do país, que impede que os sistemas frontais cheguem ao litoral paulista com força para provocar chuvas generalizadas. Apesar disso, a propagação de uma frente fria fraca pelo oceano deve amenizar um pouco o tempo seco e o calor no final da semana.

Na quinta-feira (12), os termômetros devem variar entre mínimas de 17ºC e máximas que podem superar os 35ºC. No final do dia, uma frente fria de fraca atividade se propaga afastada da costa, provocando mais nebulosidade e rajadas de vento do que chuva na Grande São Paulo. Em Guarulhos haverá sol e aumento de nuvens de manhã; pancadas de chuva à tarde e à noite.

Na sexta-feira (13), os ventos úmidos que passam a soprar do oceano podem causar nebulosidade e chuviscos, principalmente durante a madrugada e à noite. O sol pode aparecer entre muitas nuvens e as temperaturas não sobem muito, variando entre mínimas de 15°C e máximas de 23°C. Clima nublado com aberturas de sol à  tarde; pode garoar de manhã e à noite.

*Com informações da Agência Brasil e Clima Tempo