Torneio Sesi de Robótica, parceria Lego, acontece neste fim de semana

A cidade do Rio de Janeiro será palco da etapa nacional do Torneio Sesi de Robótica First® Lego® League, neste fim de semana – de sexta-feira (15) a domingo (17). O torneio é uma parceria entre o Sesi e a fabricante de brinquedos Lego e vale vagas para a etapa mundial do First Lego League. Este é um programa internacional que incentiva estudantes, de nove a 16 anos, de vários países, a criar soluções criativas por meio da robótica.

Bianca Silva Alves, de 15 anos, é integrante da equipe “Ildobótica”, da escola municipal Governador Ildo Meneghetti, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Ela vai participar do torneio e conta que foi incentivada para o estudo de matemática e física, por exemplo, nas aulas de robótica e por meio das atividades da equipe. A jovem pretende se tornar uma engenheira, quando adulta.  

“Eu quero trabalhar no setor da engenharia, assim como eu acho que [quer] a maior parte do pessoal que faz robótica. E tem muitas coisas que eu acabo descobrindo aqui na robótica. Eu estudei muita coisa sobre a Lei de Newton, que eu comecei a aprender mais este ano no colégio. Então, foi uma ajuda”, conta Bianca.  

Já Luíza Tavares, de 13 anos, estudante do nono ano do ensino fundamental, na escola Sesi de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, é integrante da equipe “Aventura Lego”. Ela acredita que a experiência adquirida no torneio de robótica pode ajudá-la a transformar sonhos em realidade, como se tornar uma astrofísica e trabalhar na Nasa, no futuro.

“É um grande sonho que eu quero realizar. Estudar bastante, porque eu acho que é uma coisa que poucas pessoas têm vontade de fazer. Mas é uma coisa diferente. Eu acho que gosto de aprender coisas novas”, revela Luiza.

Robô Equipe FrancoDroid RJ - Arquivo Pessoal

Fonte: Cristiano Carlos / Agência do Rádio Brasileiro