Prefeitura de Guarulhos fará teste na avenida Emílio Ribas para tentar melhorar o fluxo na região

A partir do dia 30 de outubro, terça-feira, o trânsito no cruzamento da avenida Emílio Ribas com a rua Cônego Valadão, sentido bairro, em Gopoúva, será alterado: um trecho de aproximadamente 45 metros vai virar mão única (entre a Emílio Ribas e a rua Dr. José Maurício de Oliveira).

A população tem reivindicado a instalação de um semáforo naquele local, mas não existe viabilidade técnica para essa implantação, pois já há esse tipo de sinalização 45 metros acima, o que prejudicaria ainda mais o tráfego pela falta de tempo para escoamento dos veículos.

A solução encontrada pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, por meio do Departamento de Engenharia, foi fazer com que os veículos que circulam pela Emílio Ribas, sentido bairro, entrem à direita na Cônego Valadão, depois na rua Doutor Lourenço Granato (primeira esquerda) e retomem novamente a Dr. José Maurício de Oliveira (também primeira esquerda) para poderem acessar outra vez a avenida. Veja a ilustração no fim da matéria.

A experiência será implantada por sete dias e se os resultados forem favoráveis a sua efetivação será consolidada. Nesse período os agentes de trânsito estarão presentes para auxiliarem os motoristas em caso de eventuais dúvidas, mas o local será sinalizado com placas e faixas. Os usuários de transporte coletivo não serão prejudicados, pois não existe nenhum ponto de parada nesse trecho alterado.