Truques para potencializar a duração da maquiagem

Muitas mulheres gostam de usar maquiagem diariamente, mas é quase certo que o retoque é uma parte do processo que a maioria gostaria de não ter o trabalho de fazer. Ao longo do dia, é fato, a pele fica oleosa, a sombra apaga e batom desbota. É todo um serviço que em poucas horas se perde. Mas é possível reverter esse quadro ou pelo menos prolongar a maquiagem com alguns truques e produtinhos que ajudam a potencializar a duração da make.

Segundo o maquiador Cristiano Sanches, a média de duração de uma maquiagem varia muito de acordo com cada tipo de pele e qualidade do produto. “Se for um produto mais leve, durará menos, se for um produto mais pesado, tende a durar mais. Mas podemos falar de uma média de oito horas se os produtos forem bons e a pessoa fizer todos os procedimentos necessários”, explica.

“Para o dia a dia, é preciso fazer uma preparação assim como se faz uma maquiagem de festa, com uma pele bem lavada, hidratada e tonificada. Se a mulher fizer esses passos antes da maquiagem, seja para o dia a dia ou para uma ocasião especial, a pele responde melhor aos produtos. Principalmente as pessoas que têm a pele oleosa”, diz.
Se a pele for oleosa, é recomendado usar um tônico facial ou soro fisiológico para retirar o excesso de sebo e de impurezas, que obstruem os poros. Porém, se ela for seca, é sugerido aplicar um hidratante facial que não seja muito oleoso. Importante lembrar que qualquer tipo de oleosidade contribui para que a maquiagem saia mais depressa, pois a gordura excessiva da pele se mistura com os produtos, dificultando a fixação.

Outros produtos mais específicos também podem ajudar. “Um grande trunfo para a pele ficar bem acabada, antes de usar um bom prime, é usar água termal ou uma brume fixante, que é uma espécie de água que faz com que a maquiagem dure mais e deixa a pele mais hidratada. Os primes também são essenciais e hoje em dia estão aí super inovados, ajudam a fechar os poros para que a maquiagem não penetre tanto e não estrague a pele, e faz com que a pele fique mais lisinha”, pontua Cristiano.

Outra dificuldade frequente em conservar a maquiagem por bastante tempo é a oleosidade na “zona T”, porém, há solução para isso. “Quando a pele começa a mostrar sinais de oleosidade é preciso dar uma tapeada para conservar a make e o mercado de cosméticos tem produtos fantásticos para sanar esse tipo de problema. São pós feitos para apenas tirar a oleosidade e que não interferem no tom da maquiagem. Esses pós não são compactos, nem translúcidos, são produtos específicos para eliminar a oleosidade mesmo”. Outra opção é o lenço matificante, o produto, facilmente encontrado em perfumarias e farmácias, é poderoso, pois remove o excesso de oleosidade da pele sem estragar a maquiagem. “A pele fica sequinha e a pigmentação intacta”.

#FicaDica

Confira alguns produtos que te ajudam a dar um up na maquiagem: