Por Val Oliveira

Manter a aparência bem cuidada é uma tarefa que exige investimento de paciência, dinheiro e, principalmente, de tempo. Mas, como tratar da pele, unha, cabelo, sobrancelha, cílios, deixar a depilação em dia e poupar tudo o que puder? É aí que se encaixa o day spa, um tipo de serviço que permite ao usuário em algumas horas e, porque não o dia todo, cuidar da aparência com muitos procedimentos estéticos e embelezadores ao seu dispor em um só lugar, e, ao mesmo tempo, relaxar.

Geralmente oferecido por clínicas de estética e salões de beleza, o day spa pode contemplar serviços de cabelo e maquiagem, depilação, bronzeamento, limpeza de pele e mais uma infinidade de opções. Porém, de acordo com Deise Vinha dos Santos Claro, fisioterapeuta dermato-funcional e diretora da Dolce Vitta – Estética e Spa Urbano, o que não pode faltar em um day spa é uma boa massagem. “É com a massagem que o corpo é revitalizado, pois conseguimos trabalhar as tensões musculares, proporcionando sensação de bem-estar e relaxamento. E, para quem não gosta do toque, temos outros tipos de terapias que também promovem o bem-estar”, explica.

Day spa diversificado

Na Dolce Vitta há pacotes de day spa com diferentes tempos de duração com 1200, 360 e 180 minutos. Dentro destes tempos, os interessados podem escolher os serviços que desejam, bem como associar um serviço a outro. Além dos diferentes tempos de duração, há pacotes montados denominados como Prata (60 minutos), Ouro (120 min.), Saphire (180 min.), Diamond (360 min.), Donna (específico para mulheres), Uommo (específico para homens), Bambino (direcionado ao público infantil, kids e teen), Pré-Maternitá (Para mulheres grávidas, antes do parto) e Personalizado (no qual a clientela escolhe os serviços).
O espaço Lu Ribeiro Moda, Beleza e Estética também oferece o day spa com massagens relaxantes, esfoliação, hidratação corporal, escova, unhas e entre outros serviços à escolha.

“A pessoa muda ou monta o protocolo, de acordo com suas necessidades. É a junção do serviço de salão com a parte da estética, que contempla massagem relaxante e os tratamentos corporais, com sentido de efeito na hora, o que o torna diferente de um pacote de redução de medidas, por exemplo, no qual o efeito vem conforme as sessões vão acontecendo”, explica a esteticista Laís de Oliveira Guimarães Palma.

A profissional informa que o local oferece um pacote montado no valor de R$ 175,00, voltado para mulheres, que inclui unha do pé e mão, hidratação intensiva e escova no cabelo, design de sobrancelha e uma massagem relaxante.

Dia-da-beleza-1Dias especiais

Há datas especiais que merecem e pedem aparência impecável. Para esses momentos, nada melhor que um spa day “turbinado”. O dia de preparação da noiva, noivo, debutante, madrinha, padrinho, formanda e formando pode se tornar um momento inesquecível e, ao mesmo tempo, deixar a pessoa linda e relaxada.

“Nestes pacotes, necessariamente, acabam entrando os serviços de salão como penteado, maquiagem, manicure, depilação, barba, design de sobrancelhas, unha de porcelana, podologia, entre outros. Alguns serviços como o teste de penteado e maquiagem, peeling, micropigmentação e limpeza de pele são realizados até 15 dias antes do evento. Um dia antes, fazemos depilação, unha, bronzeamento a jato e design de sobrancelhas. Deixamos para o dia apenas os serviços de relaxamento, penteado, make e hidratações. Sendo assim, a pessoa não corre o risco de ficar com a pele vermelha ou de borrar as unhas na hora da troca”, diz Deise Vinha.

“Para essas ocasiões, os serviços são mais detalhados. A prova da maquiagem e do penteado é feita antes. No dia, oferecemos alimentação, pois a noiva passará horas conosco. No dia do evento, fazemos massagem, lifting facial e uma hidratação temporária”, conta Laís Palma.

Maquiagem: o que vem por aí?

Na maquiagem, que geralmente não fica fora de um dia de spa especial, quais as cores e texturas que estarão em alta na próxima estação? Os cílios alongados continuarão em alta? O olho bem marcado continuará aparecendo bastante nas próximas estações? Quem responde estas e outras questões é Ryckk Gonçalves, hair make-up da Dolce Vitta. Segundo ele, tudo é valido na maquiagem, desde que não haja exageros, a pele esteja em boas condições e a pessoa se sinta bem com sua aparência após “preparada”.

make-up2“O que está muito em alta e vai passar também pelas Estações Primavera/Verão são as bases líquidas com algumas gotas de bronze, também líquido, que deixa a pele com um tom levemente bronzeado” explica Ryckk, informando também que as sombras foscas e com efeito metálico serão as apostas da temporada e que, para as sobrancelhas, quanto mais natural se apresentarem, mais atuais estarão.

Segundo o profissional, os batons com efeito mate saem um pouco de foco. Os cremosos e metálicos ganham espaço e os nudes ainda estarão entre os mais queridinhos. “Os cílios longos, volumosos e bem marcados, com uma boa máscara para cílios e delineador, ganham destaque extra. Batons fortes, cores escuras, blushes bem marcados, em tons terrosos e rosados, puxando para os queimados, também são tendência nas próximas estações”.

Dica de expert

O profissional dá algumas dicas para que você mesma consiga fazer sua maquiagem sem errar o tom.

“Faça uma boa higienização da pele e aplique o prime (hidratante que ajudar a cobrir poros dilatados), e aguarde alguns segundos. Em seguida, aplique a base de sua preferência. Caso queira, aplique algumas gotas de bronze na testa, maçãs do rosto, queixo e pescoço. Se optar pelo batom mais escuro, o olho deve ser discreto e o blush suave. Batons marsala (beterraba, marrons, vermelhos, vinhos, bordo) sejam eles cremosos ou mate, bem como as cítricas também estarão em alta. Ao maquiar os olhos com cores cítricas, as bocas fortes entram em cena, assim como o delineador azul, para as mais ousadas. Você tem que se sentir e se ver maquiada e não pintada, assim, estará pronta para arrasar”, completa Ryckk.

Alongamento de unhas em fibra e Esmaltação em gel

As unhas que não crescem naturalmente não são mais problemas para quem quer ter unha comprida. No Studio Andrea Cosimo é possível alongar as “garras” com fibra de vidro e, com a esmaltação em gel, dar adeus à pintura semanal. “O material é moldado sobre a unha natural. Lixamos a unha e aplicamos o gel e por cima, que é a fibra. Esta técnica pode ser usada para alongar, fortalecer e endurecer, de modo que aumente a resistência da unha. O material é transparente e pode receber esmalte. Na esmaltação em gel, as unhas são pintadas com gel colorido polimerizado em cabine ultravioleta. A vida útil do ‘esmalte gel’ é de até três semanas. Há também a possibilidade de se realizar retoques apenas na parte da unha que cresceu”, conclui a podóloga.

Alongamento dos cílios

O alongamento de cílios, que também pode se aplicado dentro de um spa day, promete olhar marcante sem o uso de máscaras de cílios e do curvex. Com essa técnica é possível aumentar o tamanho natural dos cílios, bem como, dar mais volume, colando novos fios sobre os pelos existentes. É o que garante a design e extensionista de cílios Amanda Chaves, do espaço Lu Ribeiro Moda, Beleza e Estética.
“Há duas técnicas: a tufinho e a fio a fio, porém há várias nomenclaturas como, por exemplo, volume russo, japonês, entre outras. A que faço e recomendo e a técnica fio a fio, que proporciona delicadeza, dá volume aos cílios, deixa os olhos marcantes e não prejudica os cílios naturais. Os pelos usados nessa técnica podem ser sintéticos ou de seda”, fala Amanda.

Conservação e manutenção

Para que o procedimento seja duradouro, a design recomenda alguns cuidados:

  • Lavar os cílios ou retirar maquiagem com xampu de bebê (neutro);
  • Não lavar o rosto nas quatro primeiras horas após o procedimento;
  • Não usar demaquilante;
  • Não friccionar e coçar os olhos;
  • Evitar banhos muito quentes, sauna, piscina e mar;
  • Não usar rímel a prova d’agua;
  • Não tentar tirar em casa, pois pode danificar os cílios naturais.”

“A durabilidade vai de 15 a 30 dias. Como acompanham o crescimento dos pelos naturais, vão se soltando naturalmente. Pessoas com alergia na região dos olhos ou que usam lente de contato devem evitar o procedimento”, completa a profissional.

Micropigmentação

Também conhecida como maquiagem definitiva, a micropigmentação é uma técnica que introduz pigmento (tinta) na camada superficial da pele, em partes do corpo como lábios, olhos, sobrancelhas, para fins estéticos, bem como tem se propagado como alternativa para camuflar cicatrizes diversas.

Segundo Andréa Cósimo, dermopigmentadora e esteticista do Studio Andréa Cósimo, “O objetivo da micropigmentação é realçar os traços mais marcantes do rosto, disfarçar imperfeições, camuflar o couro cabeludo, atuar na reconstrução de falhas causadas por doenças, acidentes e mesmo por erros decorrentes de cirurgias plásticas, na reconstrução de aréola mamilar, sendo, em muitos casos, uma opção de restauração da autoestima”, explica a esteticista, dizendo também que a diferença entre tatuagem e micropigmentação é que, na tatuagem, os depósitos de pigmentos são colocados na camada mais profunda da pele. “A derme, camada mais profunda, é quem sustenta a epiderme, camada superficial, e nela não há renovação celular; por isso o pigmento é permanente”, diz.

Contraindicações e cuidados

A micropigmentação pode durar muito tempo e a necessidade dos primeiros retoques pode surgir depois de dois anos da aplicação; contudo, não são todas as pessoas que podem fazer esse tipo de procedimento. “Pessoas com diabetes, gravidez e cirurgia plástica recente, herpes, alergia a cosméticos, verrugas, hipertensão, patologias oculares e queloides merecem atenção especial do micropigmentador e, em alguns casos, mesmo após análise rigorosa do profissional, não é indicada a realização do procedimento”, declara a esteticista.

Spa dos pés e das mãos

foot-reflexology-1024x860Pés e mãos também merecem e precisam de cuidados especiais e o mercado oferece serviços que vão muito além da manicure e pedicure semanal. Hidratação, correção de unhas, alongamento de unhas em fibra, esmaltação em gel, entre outros, podem ser feitos no spa dos pés e mãos. A podóloga Lea Reis, do Studio Andréa Cósimo conta o passo a passo do procedimento.

“Para as mãos, higienizamos e aplicamos esfoliante para retirar as células mortas. Após tirar os resíduos, aplicamos máscara de parafina e colocamos dentro de luvas térmicas por 15 minutos para nutrir a pele. Depois, vem a massagem relaxante e hidratação com creme hidratante. Os pés não têm muitas glândulas e, portanto, não se hidratam sozinhos. Realizamos uma sequência de massagens para hidratar, relaxar e aliviar o cansaço. Primeiro aplicamos um escalda-pés com folhas aromáticas, sal grosso e água morna para soltar e relaxar a musculatura. Em seguida, entra a massagem com creme esfoliante para eliminar as células mortas e promover a renovação celular. Depois, vem a máscara de parafina e, para finalizar, aplicamos a massagem relaxante”, diz Lea.

Dolce Vitta – Estética e Spa Urbano
Rua Josephina Mandotti, 106, Jardim Maia.
2408-3255
Facebook/dolcevittaestetica

Lu Ribeiro Moda, Beleza e Estética
Av. Dr. Renato de Andrade Maia, 318,
Parque Renato Maia.
4803-1146
Facebook/luribeiromodaeacessorios

Studio Andréa Cósimo
Rua Conego Valadão, 1.316, V. Augusta.
2229-6601.
www.studioandreacosimo.com.br
Facebook/studio andrea cosimo