Por Cris Marques
Fotos: Divulgação

A Universidade Braz Cubas, que nasceu em 1940, em Mogi das Cruzes, e conta hoje com cerca de 20 mil alunos, está de endereço novo em Guarulhos. A unidade, que funciona desde novembro na avenida Esperança, recebeu grandes investimentos para se tornar um polo modelo e, hoje, é referência na graduação a distância. “Na visão da instituição, a estrutura do espaço deve favorecer a trajetória acadêmica de seus alunos, bem como seu relacionamento interpessoal. E foi esse o objetivo de criar aqui um polo modelo com conforto e infraestrutura de um campus presencial de alto nível”, conta a gestora Cristiane Rosa.

De acordo com Ricardo Pacheco, diretor do núcleo EAD da Braz Cubas, a modalidade foi a que mais cresceu no país nos últimos anos e já representa cerca de 15% do total de universitários brasileiros. “Esse modelo traz conveniência. O aluno vai até a unidade conforme seu calendário, mas tem a liberdade de frequentar o local quando quiser, para encontros com colegas e tutores ou uso da estrutura, como o acesso aos recursos de internet de alta performance, laboratório e biblioteca. Essa disponibilidade aumenta o estreitamento da relação, melhorando, inclusive, os índices de retenção”.

Além de um diploma com o mesmo peso do oferecido no curso presencial e outros benefícios, incluindo flexibilidade, plataforma disponível 24 horas e mensalidade acessível, o local oferece uma gama diversificada de cursos, entre eles administração, ciências contábeis, serviço social, letras, pedagogia,
comércio exterior, engenharia de produção, segurança pública, gestão ambiental, de recursos humanos, financeira e hospitalar, de duas formas: semipresencial ou 100% on-line. “A primeira é para quem gosta de trabalhar em equipe, trocar ideias e aprender com os colegas. Nesse formato, há atividades conjuntas com apoio de tutor presencial para esclarecer asdúvidas. No ambiente virtual de aprendizagem, a interação continua com tutores e professores em vídeos e chats. Já o 100% on-line é voltado para quem é organizado e tem disciplina para estudar todos os dias, mas está sem tempo para frequentar a universidade. Esse formato tem flexibilidade total de horário, cabendo ao aluno seguir o cronograma de estudos”, finaliza Cristiane.

Universidade Braz Cubas – Guarulhos
Avenida esperança, 176
Tel.: 2443-1988
Facebook

Quer ler outras matérias da edição 108 da RG? Acesse!