Usuários reclamam do transporte público, municipal e intermunicipal

Depredação impede que informações das linhas sejam lidas no ponto de ônibus da rua João Gonçalves - Foto: Elias Xavier

Dois usuários das linhas de ônibus e leitores do Click Guarulhos encaminharam queixas distintas sobre o transporte público na cidade: um reclama do mato alto no canteiro do Terminal de Ônibus anexo à Rodoviária de Guarulhos (Vila Barros/Cecap) e da depredação de uma placa indicativa de itinerários no ponto da rua João Gonçalves, no Centro. Outro se queixa da regularidade e quantidade de carros nas linhas municipais: 361, 262, 251E, além da intermunicipal 104, principalmente às 17h30, 18h30, 19h e 19h20. Segundo Yoshida Mitsuo, morador da vila Hilda, deveria haver mais ônibus nessas linhas, porque além da demora eles estão superlotados, por não haver regularidade nos horário. “Gostaria muito que isso fosse revisto, com muita atenção, acho que nos merecemos isso”, disse Mitsuo.

Mato alto no canteiro do Terminal ao lado da Rodoviária de Guarulhos (Cecap/Vila Barros) – Foto: Elias Xavier/VC Repórter

Já o pintor Elias Xavier, que reclamou do mato no canteiro do Terminal de ônibus, também se queixa das placas indicativas das linhas e horários no ponto de ônibus da rua João Gonçalves, no Centro de Guarulhos. “Por que a Prefeitura não cuida de nada mais em Guarulhos?”, questionou Xavier.

Prefeitura

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) informou que “a regularidade e quantidade de carros na linhas é fruto da demanda por elas proporcionadas. Onde existem mais passageiros, há mais ônibus e o intervalo entre eles é menor.”
Com relação ao mato alto e placas danificadas, “os setores responsáveis atenderão as demandas para que sejam solucionadas”, informou a nota.

EMTU

Segundo a Assessoria de Imprensa da EMTU as linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo são fiscalizadas sistematicamente pela EMTU para garantir o cumprimento da programação e o nível do serviço prestado pelas operadoras.

“Sobre a linha 104TRO Guarulhos (Bom Clima) – São Paulo (Tucuruvi) foi programada para essa terça-feira, 22, uma fiscalização específica nesse serviço e se constatadas irregularidades, o Consórcio Internorte será autuado conforme a legislação vigente”, informou a EMTU em nota.

Ainda segundo a EMTU os usuários podem registrar sugestões se reclamações sobre o transporte metropolitano por ônibus no site. É importante especificar o número da linha, horário da ocorrência e o prefixo do veículo.

Crítica

A leitora Rita de Cássia, 58, moradora do Jardim Papai, não poupou críticas ao transporte municipal. “Realmente o transporte público de Guarulhos, na linha 262, tem ônibus sujos, barulhentos e com intervalos de até 50 minutos. Isso é desrespeitosos com os munícipes”, critica.
“E a Secretaria de Transportes, que dá uma resposta desqualificada dessas aos contribuintes? Isso é inaceitável”, complementa.
“Colocaram na linha 262 todos os veículos velhos, que foram substituídos pelos novos, de outras linhas. Ninguém merece isso”, conclui.