Por Val Oliveira

Há quem prefira investir em viagens a adquirir bens materiais. Porque sempre que conhecemos um novo lugar ou voltamos a um que marcou nossa vida ou que nos deixa felizes, a vida ganha mais sentido, experiências se somam, nosso mundo interior se amplia. Dessa forma, viajar nos permite navegar por outros mares, vislumbrar novos horizontes, admirar e entender outros lugares, povos e culturas; riquezas estas que nunca serão perdidas diante de qualquer crise econômica.

Por acreditarmos que o patrimônio pessoal cultural é algo que deve ser acumulado sem parcimônia e que o mundo precisa e merece ser “desbravado”, elaboramos esta edição especial sobre o tema, enfocando os destinos mais procurados, dicas de organização e planejamento de sua viagem e cuidados para que o passeio seja perfeito.

Ouvimos diversas fontes das agências de viagens e destacamos os lugares mais procurados pelos turistas, e dicas importantes para sua próxima viagem.

Destinos nacionais

Porto Seguro, Fortaleza, Caldas Novas, Natal, Maceió, Porto de Galinhas, Maragogi e Serras Gaúchas.

viagens dos sonhosDestinos internacionais

América do Sul: Chile (Santiago, Ilha de Páscoa, Calama, Temuco, entre outros), Argentina (Bariloche, Buenos Aires, Ushuaia, Mendonza, entre outros), Colômbia (Bogotá).
América do Norte: Estados Unidos (Miami, Orlando/Disney, New York, Las Vegas, Los Angeles e São Francisco).
Europa: Alemanha (Frankfurt), Espanha (Madrid e Barcelona), França (Paris), Itália (Milão e Roma), Inglaterra (Londres), Portugal (Lisboa).
Caribe: República Dominicana (Punta Cana), México (Cancun), Cuba (Havana).
Oceania: Austrália (Sidney), Nova Zelândia (Auckland), Tahiti (Papeete).

Contudo, em uma enquete informal pelo Facebook entre os leitores da Weekend, tivemos indicações de lugares que não aparecem na lista das agências:
Grécia (Atenas), Emirados Árabes (Dubai), Pernambuco/PE (Fernando de Noronha) e Penha/SC (Beto Carrero World).

“O Brasil todo oferece estrutura turística de grande qualidade. Quando se fala em turismo corporativo, São Paulo é o destino que abriga os principais eventos. Quando é lazer, o Nordeste tem boa aceitação o ano todo, mas a região Sul atrai muita gente com opções diferenciadas para curtir no Inverno. A América do Sul é muito visitada pelos brasileiros. Nesse momento, estações de esqui do Chile e da Argentina passam a ter maior foco”, comenta Roberto Areias, diretor comercial da Flytour American Express Serviços de Viagens.

A magia de Walt Disney World

As agências de turismo explicam que neste momento de economia delicado, os turistas buscam por roteiros com o melhor custo-benefício”: lugares agradáveis com bons programas e preços “camaradas”. Embora estatísticas apontem que o público acima dos 40 anos ainda prefere viagens à praia e à Europa, a cidade de Orlando, na Flórida, EUA, por conta dos parques temáticos da Disney, continua sendo o sonho de consumo de muitas famílias, mesmo com a alta do dólar.

A CVC trabalha com roteiros direcionados para todos os públicos. Para os mais jovens em período de férias escolares e que pretendem visitar a terra do Mickey, oferece acompanhamento de guias desde a saída do Brasil. “O pacote inclui passagens aéreas, hospedagem, todos os traslados, ingressos para os principais parques e um jantar no Planet Hollywood” conta Nilton Ramos, gerente de vendas da CVC Turismo, informando também que sua agência personaliza qualquer viagem ao gosto e bolso do viajante.

A Flytour também oferece pacotes de viagens e roteiros “customizados”, adequados ao orçamento e às expectativas de cada cliente. Para dias inesquecíveis na terra do “Tio Sam”, a agência apresenta o pacote Orlando Pura Diversão. “Inclui traslados, dez noites de hospedagem com sistema de alimentação de acordo com o hotel escolhido, ingressos de quatro dias básicos da Walt Disney World, ingressos de dois dias do park to park da Universal Orlando, ingresso de um dia básico do Sea World, tour de compras, além de jantar no Hard Rock Café”, enumera Roberto Areias.

 

torre eifelEuropa tradicional

A CVC Shopping Poli está montando um grupo, exclusivo dessa filial, de viagem à Europa. A saída será em 14 de janeiro de 2017 e o retorno ao Brasil está previsto para 25 de janeiro. Serão onze dias em um roteiro que envolve religião, cultura e gastronomia. “Passaremos por Lisboa, Fátima, Santiago de Compostela, Oviedo, Santander, San Sebastian, Lourdes e Paris, onde ficaremos os três últimos dias. O trecho de Lourdes a Paris será feito de trem, no qual poderemos desfrutar das lindas paisagens europeias”, conta Nilton Ramos.

Destinos diferenciados

Você acha que Estados Unidos e Europa são viagens muito tradicionais e pretende um destino mais “fora da curva” e exótico? Eis algumas sugestões:

Dubai

Conhecida como a “joia do Oriente” e “playground dos bilionários”, Dubai tornou-se um dos principais polos turísticos do mundo, onde se encontram os maiores arranha-céus e megaconstruções, como o Burj Al Khalifa, maior prédio já construído, e o Burj Al Arab, único hotel sete estrelas do mundo, além das famosas ilhas artificiais. “Na Flytour temos pacotes que incluem traslados, cinco noites de hospedagem no hotel selecionado com café da manhã, passeio e entrada no Burj Khalifa e um dia inteiro em Abu Dhabi com almoço, safári no deserto e jantar”, especifica Roberto Areias.

CapadóciaIstambul e Capadócia

Que tal um tour de seis dias pela Turquia? A Milhas Turismo oferece pacote que inclui guia falando português ou espanhol, traslado e hospedagem. “Na Capadócia, visitamos a Vila de Ávanos, o Mercado de Cerâmica, a Fortaleza de Uchisar, o museu a céu aberto de Göreme e a cidade subterrânea de Özkonak. Em Istambul, realizamos cruzeiro pelo Bósforo, visitamos Aya Sophia, o palácio Topkapi, o hipódromo, a mesquita Azul e o Gran Bazar”, relata Marco Aurélio Duterwill, turismólogo e técnico em turismo, diretor da Milhas Turismo.

Viagem romântica

Segundo dados da Milhas Turismo, as praias nordestinas são destinos muito procurados por famílias e casais. Contudo, há outros lugares, no Brasil e no exterior, que oferecem todos os atrativos para uma bela viagem a dois. Entre os destinos românticos tradicionais no exterior, a agência aponta Santiago/Chile, Buenos Aires/Argentina, Bogotá/Colômbia, Paris/França, Cancun e Punta Cana/Caribe. Já no Brasil, as indicações são para Monte Verde/MG e Maragogi/AL.

“Em Monte Verde, é possível admirar a beleza das montanhas, usufruir da hidromassagem ou da lareira, com um jantar a luz de velas, bem como circular de jipe e quadriciclo, passear de monomotor e cavalgar. Maragogi, com praias de águas calmas e claras, é conhecida como o Caribe brasileiro. Além dos passeios ao ar livre, é possível um mergulho nas famosas piscinas naturais”, diz Marco Aurélio.

Nas nuvens

O meio de transporte é uma das primeiras preocupações quando se pensa na viagem dos sonhos. A Latam Travel, empresa de aviação que surgiu após a fusão da brasileira Tam com a chilena Lan, transporta passageiros para os mais longínquos lugares. “Levamos os passageiros a 980 destinos em todo o mundo, em aproximadamente 150 países, diretamente ou em parcerias”, comenta Gizele Garcia Saraiva, turismóloga e gerente da Latam.
Os programas de fidelidade das companhias aéreas podem ajudar a economizar um bom dinheiro. “Dependendo da categoria, há pontuação de bônus, bagagem adicional, prioridade no aeroporto, sala VIP, espaço + cortesia, upgrade de categoria, entre outros”, explica Gizele.
Ela lembra que, geralmente, o check-in deve ser feito com duas horas de antecedência ao horário do voo em viagens nacionais, e de três horas para voos internacionais.

Moeda

Para evitar transtornos, Esperança Pizzolante, superintendente de marketing e produtos da Confidence Câmbio, recomenda ao turista acompanhar o mercado e optar pela compra antecipada da moeda do país a ser visitado, a fim de aproveitar momentos econômicos mais favoráveis. “Para viagens internacionais mais seguras, o ideal é levar mais de um meio de pagamento. Ou seja, viajar com uma parte do dinheiro em espécie e outra no cartão pré-pago internacional, o que garante mais segurança e flexibilidade”, fala.
Veja outras observações da entrevistada:
Dinheiro em espécie – Permite “travar o câmbio” e o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que é de 1,1%. […] Há países onde a aceitação de cartões é menor e é preciso levar mais dinheiro em espécie.
Cartão pré-pago – […] É bem mais seguro e interessante do que um cartão de crédito convencional, já que os pré-pagos são livres de anuidade e das oscilações de moeda.
Cartão de crédito e débito – O de crédito possibilita que o consumidor pague a compra com a cotação do dólar na data do vencimento da fatura. Contudo, trata-se de uma decisão ousada, pois, além do IOF de 6,38%, fica-se exposto também à oscilação da moeda.
A Confidence tem aplicativo que auxilia o viajante, aqui e no exterior, na tarefa de comprar moedas estrangeiras.

Documentação

Ter a documentação em dia, e com certa antecedência, é fundamental para uma viagem tranquila. A lista de exigências é praticamente padrão e seguida pela maioria das empresas aéreas e rodoviárias. Vale lembrar que no caso de pessoas com menos de 18 anos, se desacompanhadas dos responsáveis, é preciso autorização dos pais por escrito, com firma reconhecida. Além disso, passaporte, carteira de identidade ou de trabalho e habilitação são necessários. Para viagens internacionais, não são aceitas cópias de documentos, mesmo autenticadas.
Mais informações sobre documentos de identificação válidos para viagens internacionais podem ser obtidas nos sites do Ministério das Relações Exteriores www.portalconsular.mre.gov.br e do Departamento de Polícia Federal www.dpf.gov.br

Vistos e vacinas

Ainda que o passageiro possua toda a documentação, não é assegurado o seu ingresso no país escolhido. A recomendação é que antes da viagem haja contato com o consulado do país de destino para informações sobre as exigências de entrada, que não são idênticas para todos os países.
Quanto às vacinas, o consulado ou embaixada do país de destino é quem pode indicar a necessidade – ou não – de vacinação contra certas moléstias, como no caso da febre amarela, por exemplo. A comprovação é feita pelo CIVP – Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, documento exigido para ingresso em países como Austrália, África do Sul, Arábia Saudita, China, Egito, Uruguai e Rússia.
A viagem de animais de estimação requer uma série de providências burocráticas.

Excesso de bagagem

Certifique-se com a companhia aérea que tipo de item pode ser levado como bagagem de mão e o peso da bagagem a ser despachada sem custo adicional.

Seguro viagem

O seguro viagem existe com a finalidade de oferecer maior tranquilidade ao viajante e evitar que imprevistos dificultem a estadia. Esse tipo de seguro pode cobrir desde o extravio de bagagem até despesas jurídicas, com saúde e outras “surpresas” que possam acontecer.

Telefone e internet no exterior

Para viagens nacionais, veja se seu telefone está habilitado para ligações DDD. No exterior, a opção mais econômica é fazer ligações por meio de aplicativos como Whatsapp, Skype e Voip. Porém, é interessante fechar um plano de internet com sua operadora local ou comprar um chip, com pacote de internet e ligações, assim que chegar ao aeroporto do destino.
E, por fim, caso não domine o idioma e tenha o celular funcionando, é possível baixar um aplicativo de tradução para aproveitar muito mais a viagem. Bom passeio!

Confidence Corretora de Câmbio
Internacional Shopping Guarulhos
Rod. Pres. Dutra, Km 354, N 65, Lj. G 28.
2425-0816.

CVC Shopping Poli
Rua Dom Pedro II, 170, Loja 207, Centro.
2475-0321.

Flytour American Express Serviços de Viagens
Av. Salgado Filho, 1.176, mezanino, J. Maia.
2468-6800.

Milhas Turismo
Rua Felício Marcondes, 436, 2º andar, sala 23, Centro.
2468-2016 / 2475-1084.

TAM Viagens – Internacional Shopping Guarulhos
Rua Engenheiro Camilo Olivetti, 295
Setor Londres – Loja E21(térreo).
2414-5326 / Celular: 97073-2941.