Por Cris Marques
Fotos: Marcelo Santos e banco de imagens

Em uma época na qual as rotinas estão tão apertadas, o sono menor, as refeições cheias de comidas industrializadas, o tempo para atividades físicas mais escasso e o número de pessoas com problemas crônicos como obesidade, diabetes, pressão alta e doenças cardíacas, cada vez maior, buscar por qualidade de vida e bem-estar pode ser o diferencial para viver de forma plena e feliz. Quando se trata de saúde, não dá para esperar. Melhor ainda é cuidar preventivamente. Por isso, reunimos tratamentos, novidades e tendências na cidade para você ter uma vida mais saudável. Confira!

Sempre o melhor remédio

Matéria Vida saudável, vida feliz | Click GuarulhosPrevenir uma doença antes de seu surgimento e evitar o agravamento de doenças já instaladas são só alguns dos objetivos da APS (Atenção Primária a Saúde), porta de entrada e o mais amplo ponto de contato do paciente com o sistema de saúde, segundo Fernando da Silva Faraco, médico de família e comunidade, preceptor de residência médica de medicina de família e comunidade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenador do Naps (Núcleo de Atenção Primária à Saúde/Medicina Preventiva), da Unimed Guarulhos. “O cenário atual é de envelhecimento da população, o que quer dizer que, cada vez mais, teremos múltiplas doenças concomitantes para tratar. Esse cenário gera muita complexidade de cuidados, e deixar essa tarefa a cargo dos pacientes, sem nenhum plano de cuidado, é desenhar um sistema prestes a ruir. A melhor evidência que existe no mundo para enfrentamento desse quadro é investir nos cuidados primários, abrangendo todos os aspectos do paciente e sua família. Além das consultas, exames, rastreios de câncer e pequenas cirurgias e procedimentos, temos na preventiva a ampliação das ações de promoção à saúde, estímulo de hábitos saudáveis, cessação do tabagismo, redução de peso e suporte multidisciplinar de apoio, com nutricionista, psicóloga, agente educadora em diabetes, que visita pacientes com essa enfermidade, e outros”.

De acordo com ele, um dos maiores benefícios desse programa é o acompanhamento. “Colecionar diversas intervenções médicas somadas nos diversos serviços pelos quais o paciente passou causa mais dano que benefício. O médico de família e comunidade, especialidade que existe no Brasil há mais de 35 anos, e sua equipe tratam das apresentações mais prevalentes de todos os segmentos e encaminham aos especialistas as apresentações menos frequentes. Esse profissional é a referência de todos os membros da família e, com sua formação clínica extensa, vai acompanhar as gestações de baixo risco, o crescimento das crianças (puericultura de baixo risco), adolescentes e adultos e a rotina dos idosos”, pontua.

Tratamento integradoMatéria Vida saudável, vida feliz | Click Guarulhos

Rosângela de Oliveira Santos Deroza é terapeuta floral, formada em enfermagem, especializada em medicina vibracional e em administração hospitalar e sistemas de saúde. Para ela, ações integradas, com direcionamento e conhecimento, conseguem resultados muito mais expressivos. Na Althernativa Saúde, empresa na qual ela atua ao lado da sócia Mariana Silva Gomes Alves, o processo de gestão de saúde começa com uma avaliação da pessoa, buscando identificar os principais riscos, hábitos de vida, qualidade da alimentação, histórico pessoal e familiar, uso de medicamentos e/ou terapias complementares, atividades de lazer, classificação do peso, da massa corporal, entre outros. Depois, com base nessas informações, é traçado, por uma equipe multidisciplinar, um conjunto de intervenções e cuidados que contribuirão na melhoria da qualidade de vida do indivíduo, da família ou do grupo. “Muitas vezes a pessoa pode até saber o que precisa ser feito, mas, por alguma razão, não consegue colocar em prática. Sendo assim, a gestão estabelece o caminho, a rota a percorrer, e fornece as ferramentas para alcance do objetivo”, complementa.

O poder de uma boa alimentação

Matéria Vida saudável, vida feliz | Click GuarulhosInvestir em uma alimentação saudável vai além dos cuidados com o corpo e pode ajudar quem tem uma enfermidade. “A nutrição clínica é direcionada à saúde e qualidade de vida do paciente, por meio da prevenção e do tratamento de doenças crônicas”, pontua Nicoly Moreira Inácio Fonteles, nutricionista do Espaço Holístico Mister Merlin. De acordo com ela, por mais que as orientações gerais para quem sofre de doenças específicas, como uma dieta isenta em açúcar e derivados para os diabéticos ou a restrição de sódio para os hipertensos, já sejam conhecidas, é importante ressaltar que cada caso deve ser avaliado pelo profissional nutricionista. “Um plano alimentar individualizado pode garantir a otimização dos procedimentos médicos e beneficiar a pessoa com conhecimento necessário para fazer melhores escolhas sobre os alimentos que podem ou não ser prejudiciais à sua condição”.

Além da recuperação de lesões

Matéria Vida saudável, vida feliz | Click GuarulhosQuando o assunto é fisioterapia, é comum pensar no acompanhamento dos atletas e de como a área pode ajudar na reabilitação de lesões; porém, o tratamento vai muito além, ajudando, por exemplo, pacientes neurológicos que sofreram acidente vascular cerebral, internados com perda de movimento, inclusive o respiratório, crianças com má-formação e idosos. É o que conta a fisioterapeuta Tatiane Cristina Soares Machado Nardes, sócia do Espaço VS Estética & Cia. “A especialidade tem como objetivo a promoção, preservação, manutenção e recuperação, buscando sempre a qualidade de vida de seus assistidos, independente de condição física ou idade. É uma área ampla de atuação, que cresce a cada dia e oferece ótimos resultados”, ressalta.

Pilates aperfeiçoado

Matéria Vida saudável, vida feliz | Click Guarulhos
Fisioterapeutas Giseli Fonseca e Caroline Hobi, mostrando os movimentos feitos nas aulas

Indicado por médicos, como ortopedistas, neurologistas, geriatras e obstetras, e também por psicólogos e nutricionistas, o Pilates clínico tem todos os benefícios da modalidade clássica (força, alongamento, agilidade, alinhamento da postura, concentração e consciência corporal), mas traz diferenciais importantes: atua na reabilitacão e na prevenção de lesões e doenças e é ministrado apenas por fisioterapeutas. “Essa versão, totalmente aperfeiçoada, utiliza todos os aparelhos e acessórios empregados no Pilates tradicional, porém com cargas, frequências e exercícios distintos configurados para cada indivíduo; ou seja, ela possui a flexibilidade de adequar-se ao praticante”, define a fisioterapeuta Giseli Fonseca, proprietária do estúdio Giseli Fonseca’s Pilates Clínico, fundado em janeiro de 2011. Ela explica ainda que não existe a necessidade de encaminhamento médico. “Fazemos um estudo do caso em particular, montando um plano de tratamento para o cliente. Então, aplicamos os exercícios desenvolvidos exclusivamente para aquela pessoa. Não concordamos com o conceito de genérico ou de que o paciente deve se adaptar. Tudo é gradual, respeitando o limite de cada um. Além disso, a evolução é assistida e estudada o tempo todo”, finaliza.

Microcefalia ainda em pauta

Muito menos falado pela mídia, depois do surto que acometeu o País em 2015, o tema microcefalia ainda continua em evidência e é motivo de apreensão entre gestantes e tentantes, termo utilizado para as mulheres que estão pensando em engravidar. Para Márcia Raquel Beltrami Lui, médica, ultrassonografista, pós-graduada em medicina fetal e responsável técnica pelo IUSI (Instituto de Ultrassonografia e Imagem), são várias as causas da doença, mas, sem dúvida, a relacionada com o Zika Vírus tem sido motivo de grande preocupação. “Muitas informações ainda carecem de comprovação em pesquisas mais aprofundadas. Já foi confirmada, por exemplo, a presença do vírus na urina, leite materno, saliva e sêmen, mas ainda não é possível afirmar que esses fluidos sejam veículos efetivos de propagação da infecção e, embora rara, a transmissão por transfusão de sangue também foi relatada.”

A profissional explica que o diagnóstico de microcefalia pode ser realizado, de forma segura, por meio de um ultrassom, a partir da 16ª semana de gestação. Depois da confirmação, são necessários ultrassons mensais para a busca de marcadores ultrassonográficos de alterações, como acentuação da diminuição da cabeça do bebê, aumento dos ventrículos cerebrais, surgimento de cistos ou cavidades no cérebro, calcificações, entre outras. “Não existe tratamento específico para o feto com microcefalia, mas, além de cuidados especiais durante o pré-natal, é importante que a gestante busque suporte psicoterápico e, após o nascimento, serviços especializados de reabilitação, exames e diagnósticos para essa criança”, ressalta.

Matéria Vida saudável, vida feliz | Click Guarulhos

Confira algumas orientações do Ministério da Saúde para as grávidas:

» Acompanhe a gestação com um médico e realize todos os exames recomendados;
Não consuma bebida alcoólica ou qualquer tipo de droga;
» Evite contato com pessoas com febre, exantemas [erupções cutâneas vermelhas na pele] ou infecções;
» Não utilize medicamentos sem orientação médica;
» Proteja-se de mosquitos, seguindo estas medidas: mantenha portas e janelas fechadas ou teladas, use calça e camisa de manga comprida e utilize repelentes indicados para gestantes.

Qualidade de vida para pacientes com Alzheimer

Matéria Vida saudável, vida feliz | Click GuarulhosRelatada pela primeira vez, em 1906, pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, a doença que leva seu sobrenome já é considerada a causa mais comum de demência. “Degenerativa, ela é causada pelo acúmulo de proteínas anômalas, o que lesiona os neurônios e gera um número maior de placas senis em regiões específicas do cérebro, interrompendo a comunicação neuronal e causando alterações de memória e comportamento”, esclarece Patrícia Daré Araújo, neurologista com especialidade em distúrbios cognitivos, do Instituto do Cérebro e Coluna de Guarulhos. Ela explica que os sintomas iniciais mais comuns acometem a memória episódica, ou seja, a parte que memoriza recados, compromissos, o que acabou de ser dito ou onde foi deixado determinado objeto. “Seu diagnóstico, normalmente, acontece em pacientes com mais de 65 anos, mas, infelizmente, a enfermidade pode surgir também nos mais novos. Nesses casos, é preciso investigar outras causas”. Para ela, é importante ficar alerta a qualquer alteração comportamental, mudança de hábitos ou padrões na vida cotidiana, principalmente nos idosos. “Muitas vezes atendo pessoas que demoraram a receber diagnóstico e tratamentos adequados, que incluiu medicamentos para melhorar os sintomas e diminuir a velocidade de progressão do Alzheimer e reabilitação neurocognitiva, perdendo assim a oportunidade de melhorar a qualidade de vida, sua e de sua família”.

Raio-x em casa

Matéria Vida saudável, vida feliz | Click GuarulhosPara pacientes acamados, pós-cirúrgicos, sequelados de acidente automobilístico, doentes crônicos, crianças com má-formações e, principalmente, idosos, a locomoção para uma consulta médica ou exame pode ser um grande desafio. Foi pensando nisso que, em 1999, Alexandre Inácio Leite idealizou sua empresa de radiologia móvel. “Quando Benjamin Rodrigues, do Laboratório Fleury, radiologista, colega de trabalho e um grande amigo, me mostrou um anúncio sobre aparelhos de raio-X portátil, comecei a pesquisar. Na época, o conceito de home care estava surgindo no Brasil, propiciando a implantação das primeiras companhias do ramo por aqui. Uma ideia motivada não só pela drástica diminuição dos custos oriundos de uma internação hospitalar convencional, mas também pelo conforto oferecido aos pacientes e familiares”. O empresário conta que percebeu que essa seria uma ferramenta indispensável e de extrema importância para o diagnóstico e manutenção da saúde desses pacientes, fundando, um ano depois, a Mobimagem. “Hoje somos referência no segmento, oferecendo atendimento em domicílio com rapidez e qualidade e todas as ferramentas necessárias, entre aparelho de raio-X, equipamento de processamento digital e profissional técnico”, finaliza.

Confira opções/serviços de saúde e bem-estar:

Acqua Sport
Rua Jaiminho, 75, Vila Progresso
Tel.: 2440-3898 / 2461-3122
www.facebook.com/acquasportguarulhos

Althernativa Saúde
Rua Arturo Fogoso Nieves, 123, Centro
Tel.: 2409-4905
www.espacoalthernativa.com.br

Ata Terapias
R. Dr. Epitácio Pessoa, 371, Jd. Santa Francisca
Tel.: 2408-9586 / 2408-9592 / 99948-2953
www.ataterapias.com.br

Espaço VS Estética & Cia
R. Dr. Nilo Peçanha, 111, Centro (dentro do Clube Recreativo)
Tel.: 3820-0802 / 98568-4112 / 99101-4064

Fisio Slim – Centro Estético
Av. Dr. Carlos de Campos, 43, Pq. Renato Maia – sala 7
Tel.: 2408-6253 / 97485-1003
www.facebook.com/fisioslim.centroestetico

Fórmula Academia
Pq. Shopping Maia – Av. Bartholomeu de Carlos, 230, Jardim Flor da Montanha – Loja 1001 – Piso 1
Tel.: 2459-8188 / 2459-8198
E-mail: shoppingmaia@formulaacademia.com.br

Giseli Fonseca’s Pilates Clínico
Rua Leoberto Leal, 40, Picanço
Tel.: 2832-1297 / 96743-2530
www.facebook.com/pilates.clinico

Hospital Nipo-Brasileiro
Rua Pistoia, 100, Parque Novo Mundo, São Paulo/SP
Tel.: 2633-2200
www.hospitalnipo.org.br

Instituto do Cérebro e Coluna de Guarulhos
R. Dr. Ramos de Azevedo, 159 / 12º andar – sala 1205, Centro
Tel.: 4964-8982 / 4964-7019
www.facebook.com/iccguarulhos

IUSI (Instituto de Ultrassonografia e Imagem)
Avenida Salgado Filho, 532, Centro
Tel.: 2463-8200
www.iusi.med.br

Mister Merlin Espaço Holístico
Av. João Bernardo Medeiros, 631, Jardim Bom Clima
Tel.: 2440-2126 / 2408-6607
www.mistermerlin.com.br

Mobimagem Radiologia Móvel Digital
R. Dr. Ramos de Azevedo, 159 – cj 2109, Centro
Tel.: 2422-3316 / 2425-5138
www.mobimagem.com.br

Revita Medicina & Estética
Avenida Salgado Filho, 252 – sala 1501 / 15º andar, Centro
Tel.: 2408-4348 / 95937-9819

Unimed Guarulhos
Tel.: 2463-8091 / 2463-8032
E-mail: comercial@unimedguarulhos.coop.br

Via Hidro
Rua Luís Turri, 100, Centro
Tel.: 2440-6844
www.facebook.com/academiaviahidro