Vigilância Sanitária oferece cursos gratuitos de boas práticas para profissionais de diferentes áreas

Um dos cursos é voltado para profissionais do setor de beleza e estética - Foto: Sidnei Barros/PMG/Divulgação

Nos dias 16 e 18 de setembro, profissionais do setor de beleza e estética, bem como da área de alimentos, poderão participar dos cursos de boas práticas que a Vigilância Sanitária ministrará gratuitamente no auditório da Secretaria de Saúde, localizada na rua Íris, 300, no Gopoúva. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail: educacao.dvs@gmail.com.

Todos os participantes receberão certificados. O curso Boas Práticas em Instituições de Beleza e Estética, direcionado para esteticistas, tatuadores, podólogos, manicures e cabeleireiros, ocorrerá na segunda-feira (16), das 8h30 às 12h.

Entre os temas abordados estão instalações adequadas e equipamentos, produtos a serem utilizados e descarte correto de resíduos gerados. O objetivo, de acordo com a Vigilância Sanitária de Guarulhos, é que os profissionais possam garantir mais segurança e qualidade ao trabalho prestado, evitando riscos a sua própria saúde e à de seus clientes. Em outubro, o mesmo curso será realizado no dia 14.

Já na quarta-feira (18), às 9h, haverá o curso Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, com carga horária de três horas, para a população geral, proprietários e funcionários de restaurantes, lanchonetes, bares, supermercados, mercearias, quitandas, açougues, cozinhas industriais e cantinas.

Às 14h, o mesmo curso será ministrado a ambulantes e trabalhadores de food trucks. As boas práticas incluem desde a escolha dos gêneros alimentícios, transporte, recebimento da matéria-prima e armazenamento até o preparo e conservação.

Além disso, serão abordadas noções microbiológicas sobre contaminação, manejo correto dos resíduos, instalações físicas e equipamentos, bem como a importância da saúde e da higiene dos manipuladores de alimentos. Os profissionais que não conseguirem fazer o curso nesta data poderão escolher entre os dias 09/10, 13/11 e 11/12.

Em outubro também estará disponível o curso da Vigilância Sanitária para profissionais e estudantes de odontologia, que será realizado no dia 17, das 8h30 às 12h. A data de setembro já está com as vagas esgotadas.

Serviço

Curso Boas Práticas em Instituições de Beleza e Estética

  • Dia 16/09, das 8h30 às 12h –

Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos

  • Dia 18/09, às 9h e às 14h –