Vitamina C para uma pele incrivelmente bonita

Provavelmente você já deve ter escutado que ingerir alimentos ricos em vitamina C (ácido ascórbico) faz bem para o organismo e até ajuda a prevenir gripe, não é mesmo? Mas, saiba que os benefícios desse ácido também se estendem para a pele.

De acordo com a médica dermatologista Larissa Viana, a vitamina C ajuda no funcionamento da pele (inclusive o crescimento, manutenção e reparo), protegendo-a contra estragos da oxidação causada por radicais livres ou feridas e ajuda na síntese de colágeno. “Em estudos realizados, verificou-se que a vitamina C tem efeito foto-protetor contra raios UVA e UVB. Desta forma, a vitamina C tópica é um excelente antioxidante da pele”, pontua.

Também é um dos melhores ingredientes para combater manchas escuras. “Ela não somente clareia a pele, mas também inibe a produção da tirosinase, a enzima que cria a pigmentação. Por ser uma vitamina solúvel em água, não é possível armazená-la no corpo, e, por isso, devemos ingeri-la diariamente em nossa dieta”, esclarece.
Para Larissa, é possível, por meio da ingestão de alimentos, manter bons níveis de vitamina C no corpo, mas, para a pele, existem produtos específicos. “Os cremes com vitamina C são potentes antioxidantes que devem ser usados como um dos primeiros cuidados da pele, junto ao filtro solar. Aos 20 ou 25 anos já é muito importante utilizá-los todas as noites”, ressalta.

Investimento que vale a pena

Quem já usa fórmulas com vitamina C para a pele sabe que os produtos não são nada baratos, mas, partindo da ideia de método preventivo, talvez o investimento valha a apena. “Geralmente os cremes têm um custo alto, pois a vitamina C oxida facilmente e fica escura. Cremes de alta tecnologia conseguem estabilizar suas moléculas e aproveitar seus benefícios antioxidantes”, explica a médica.

Máscaras caseiras
Para dar uma turbinada no uso da vitamina C na pele, também pode-se contar com as máscaras caseiras que, além de baratinhas, podem ser feitas em casa. A Dra. Larissa Viana ensina algumas receitas.

Máscara hidratante facial: cacau com abacate

Ingredientes: 1/2 abacate maduro (possui antioxidantes e ácidos graxos monoinsaturados que ajudam a manter a umidade na pele); 1 colher de sopa de cacau em pó 70% (poderoso antioxidante, ativa a circulação facial e ilumina a pele, rejuvenescendo-a); 1 colher de chá de mel (possui ação anti-inflamatória, também tem ação antioxidante, hidratando e iluminando o rosto. Ajuda a fechar os poros e a desinchar as espinhas); água termal (você usará para borrifar na mistura); e 1 colher de chá de linhaça dourada.
Modo de preparo: coloque o abacate amassado, ou batido no liquidificador, com três borrifadas de água termal; adicione o cacau, o mel, a linhaça; misture tudo até obter uma consistência homogênea. Deixar agir na face por 20 minutos. Não é recomendado para peles muito oleosas.

Máscara facial clareadora: cacau e iogurte

Ingredientes: 1 colher de sopa de iogurte orgânico (é repleto de bactérias lácticas e alfa-hidroxiácidos capazes de dissolver as células mortas da pele. Possui cálcio, para facilitar a renovação, e zinco, conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e regulagem de sebo); 1 colher (de chá) de mel (extremamente hidratante, anti-inflamatório e antioxidante); 1 colher de sopa de cacau em pó 70%.

Modo de preparo: Misturar todos os itens até ficar homogêneo; passar no rosto limpo e deixar por 30 minutos. Remover com água e sabão. Recomendado para todos os tipos de pele.