WhatsApp, Facebook e Instagram estão com problemas para baixar aúdios e imagens

Na manhã desta quarta-feira, 3, o aplicativo WhatsApp começou a apresentar instabilidade. Não baixa, ouvir ou enviar áudios, nem carregar imagens. Em seguida, o Facebook e o Instagram passaram a apresentar as mesmas deficiências. Entre os problemas informados estavam a não disponibilização de imagens no Facebook.

Segundo relatos de usuários das redes sociais, o app parou de funcionar por volta de 10h40. O site DownDetector, que monitora o funcionamento de serviços online, mostra que o problema atinge principalmente o Brasil, Argentina, Alemanha e outros países da Europa.

O problema não atinge todas as linhas. Há internautas que estão usando normalmente o aplicativo.

As três redes pertencem à companhia Facebook, com sede nos Estados Unidos. No Brasil, a rede social de mesmo nome e o Whatsapp são acessados, cada um, por mais de 130 milhões de pessoas. 

Mensagens nas próprias redes e em outras, como no Twitter, repercutiram o problema. A hashtag #facebookdown estava entre as principais nos trending topics do Twitter, ao longo da manhã. Memes com o fundador e CEO da companhia, Mark Zuckerberg, ganharam a web.

Por meio de sua conta no Twitter, o Facebook afirmou que “está ciente que algumas pessoas estão tendo problemas para subir ou carregar imagens, vídeos e outros arquivos nos nossos apps“. E completou, se desculpando: “Pedimos desculpas pelo problema e estamos trabalhando para trazer as coisas ao normal novamente o mais rapidamente possível.”

*Complementado com informações da Agência Brasil